Cotidiano

PF apreende aeronaves, embarcações e caça-níquel em áreas de garimpo

Polícia Federal considerou o resultado da operação como satisfatório, e disse que novas ações similares devem ocorrer ainda neste ano

A Polícia Federal divulgou na noite desta terça-feira (6) um balanço preliminar da Operação Omama, em curso na terra indígena Yanomami para combate ao garimpo ilegal. Os agentes informaram que, entre os itens apreendidos, está uma máquina caça-níquel.

Desde o início da operação, há oito dias, foram desativadas cinco balsas, e apreendidos uma aeronave e quatro embarcações. Também foram apreendidos 12 geradores de energia, 22 bombas de propulsão, 3 mil litros de combustível, quatro embarcações e dois motores. Os policiais também localizaram celulares, aparelhos GPS e aproximadamente R$ 3 mil em cédulas.

A Polícia Federal informou que a operação segue em andamento, com a participação do Exército Brasileiro, Força Aérea, Força Nacional, Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) e Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis).

Em nota enviada à imprensa, a PF relatou dificuldade devido às chuvas na região. “Apesar das dificuldades climáticas, de locomoção e logísticas da região, o trabalho na terra indígena Yanomami segue, conforme o cronograma, que busca interromper o fluxo da exploração ilegal de minérios, bem como a escalada de violência na região.

A Polícia Federal informou que considera os resultados obtidos até o momento como satisfatórios e destacou o apoio das instituições parceiras. “Há, inclusive, expectativa de realização de outras ações nesses mesmos moldes ainda em 2021”.