Cotidiano

PF prende homem tentando embarcar com pássaros silvestres

Cada canário seria vendido por R$ 35 na cidade de São Paulo

A Polícia Federal prendeu em flagrante, na madrugada de hoje (30/9), um homem que tentava embarcar com mais de 150 canários para São Paulo/SP.

Trabalhadores da companhia aérea estranharam o volume despachado pelo passageiro, e ao verificarem o conteúdo constataram que se trataria de uma gaiola com vários pássaros, momento em que comunicaram ao Plantão da PF que atua no aeroporto.

Abordado por um policial federal, o homem confirmou que estaria transportando os pássaros para serem comercializados e recebeu voz de prisão pela prática de crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Art. 29, Parágrafo 1º, III c/c Art. 29, Parágrafo 5º da Lei 9.605/98)  e pelo transporte de coisa que sabia ser produto de crime (art. 180 do Código Penal). Segundo o preso, os pássaros seriam canários.

Durante seu depoimento o suspeito confessou, ainda, que veio à Roraima exclusivamente com o intuito de caçar os canários, os quais venderia por R$ 35,00 na cidade de São Paulo, e que já seria sua segunda vinda ao estado.

O preso foi encaminhado ao sistema prisional, onde permaneceu à disposição da Justiça.

Os pássaros foram encaminhados ao IBAMA para cuidados e demais providências.