Cotidiano

PPA será enviado até setembro para Assembleia Legislativa

A Seplan vai aguardar o fim da audiência estadual marcada para o dia 16, para encaminhar a peça final do PPA até setembro para ALE

Marcos Martins

Colaborador Folha

Após o Governo realizar audiências públicas regionais percorrendo o interior de Roraima, a elaboração do Plano Plurianual (PPA) do estado chega a sua fase de consolidação. No próximo dia 16 de agosto, ocorrerá uma audiência estadual onde serão consolidadas todas as propostas ouvidas nos encontros regionais para a construção da versão final do PPA que será encaminhado para a Assembleia Legislativa até o mês de setembro. 

Segundo o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge de Lima, a estruturação do PPA referente ao exercício 2020-2023 teve o intuito de ouvir primeiro as necessidades da população roraimense.

 “As audiências públicas regionais percorreram o interior do estado e tiveram a participação de entidades, poder público, prefeituras, câmaras municipais e levamos toda a equipe de governo e o próprio governador encabeçou as nossas audiências com os secretários das diversas pastas. Foi uma visão de aproximação do governo com a população e agora vamos consolidar, trabalhando com outra metodologia com alguns grupos formados para construir a versão final do PPA”, explica.

Entre algumas necessidades reveladas pela população estiveram demandas como a falta de infraestrutura do estado e a desburocratização do governo. “Foram verificadas demandas diversas desde a infraestrutura de vicinais, de pontes, até discussões como a simplificação e desburocratização governamental. Sabemos que há uma grande discussão nacional sobre a digitalização dos governos e temos uma lei federal aprovada ano passado que garante justamente ao cidadão que a prestação de serviço pelo poder público seja mais integrada às novas tecnologias. Isso pode ocorrer por meio de aplicativos ou de portais na internet”, afirma ainda Marcos Jorge.

Para o secretário da Seplan, o que mais surpreendeu nessas audiências foi a qualidade dos encaminhamentos e demandas da população como, por exemplo, a questão da ampliação do abastecimento de água nos municípios de São João da Baliza e São Luiz, localizados no sul do estado. “Nós pudemos verificar que foram feitos encaminhamentos com bastante qualidade que refletem parte daquilo que tínhamos percepção, mas também agora temos os relatos de quem sofre o problema no dia a dia. A ampliação do abastecimento de água nesses municípios é uma discussão de vários anos sobre a captação de um dos rios, o Anauá, mas a forma como o relato veio com a preocupação da população, querendo um investimento que possua bom custo benefício, junto com soluções que sejam viáveis tecnicamente. Foi bastante interessante a preocupação qualitativa das pessoas”, avalia ainda.

Em questões prioritárias como a áreas da segurança e saúde, as demandas solicitadas foram com relação ao aparelhamento dos policiais, aquisição de novas viaturas e equipamentos para cotidiano dos profissionais da área. Na saúde houve ponderações pontuais de municípios que estavam pleiteando ambulâncias, além de reforço e manutenção de ações para haver continuação de um bom serviço dentro da área.

“Queremos deixar uma peça mais próxima da realidade possível do que coletamos, para que não seja apenas um escrito para cumprimento legal, mas que possa refletir também aquilo que estamos ouvindo sobre a percepção da sociedade em torno de um planejamento de longo prazo”, finaliza o secretário.

Consulta Pública pode ser feita no site da Seplan


Cidadão que quiser enviar sugestões sobre o PPA tem até o dia 10 de agosto pelo site da Seplan (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

A Secretaria de Planejamento também está utilizando o formato eletrônico para participação da população. Por meio do site http://www.seplan.rr.gov.br/, o cidadão de todo o estado também pode enviar sugestões e propostas para a consolidação do PPA. 

Conforme informações da Seplan, a consulta pública ficará disponível de maneira online para a população até o próximo dia 10 de agosto. “Esse é um caminho sem volta. Vimos os anseios e manifestações nesse sentido e penso que essa já é uma mudança cultural da própria sociedade. Estamos no momento em que observamos como as redes sociais impactaram, inclusive, na escolha política do cidadão brasileiro. Temos também que ter a visão de que o serviço público esteja integrado às novas tecnologias”, afirma o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge de Lima.