Cotidiano

PRF apreende combustível e madeira transportados de forma ilegal

A apreensão ocorreu nesse último final de semana

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 3.800 litros de combustível que estariam sendo transportados ilegalmente. A ação aconteceu na BR 174, no município de Boa Vista, capital de Roraima, nesse último final de semana.

Policiais rodoviários fiscalizaram duas caminhonetes e um caminhão que transitavam de forma suspeita. Ao abordar o primeiro veículo, no km 513, encontrou vários carotes com gasolina, ao todo 701 litros. Ao indagar o condutor, qual seria o destino do produto, o mesmo afirmou ser o garimpo. Além do combustível, foram apreendidos R$ 3.800,00.

Em outro momento, no mesmo perímetro, a PRF abordou um condutor que apresentou mudança de comportamento com a chegada dos agentes. Ao vistoriarem o veículo foi constatado que o condutor transportava 1.300 litros de gasolina e ao ser indagado para onde iria o material o mesmo não soube responder. No entanto, pelas características, a suspeita seria o garimpo. Com o condutor foi identificado ainda R$ 4.600,00.

Na terceira fiscalização a PRF estava em ronda pela anel viário quando avistaram um caminhão suspeito. Ao dar a ordem de parada, a mesma não foi atendida. A PRF iniciou um acompanhamento tático, mas não foi possível realizar a abordagem. O condutor abandonou o veículo e evadiu-se não sendo localizado.

Ao fiscalizar o interior do caminhão foram encontrados 1800 litros de diesel e 156kg de metal, uma peça de draga que é um tipo de embarcação muito utilizado para extrair o minério, além de alimentos diversos. Suspeita do destino seria o garimpo.

Diante das informações obtidas o combustível encontrado e os condutores foram encaminhados a Delegacia de Polícia Federal em Boa Vista.

Apreensão de madeira ilegal 

No sábado (25), a PRF abordou um veículo que estaria transportando madeira ilegal, na BR 401, município de Boa Vista, quando apreendeu cerca de 18 metros cúbicos de madeiras do tipo prancha.

Ao consultar o Documento de Origem Florestal (DOF), foi verificado que o veículo conduzido teria se desviado do roteiro de transporte, além de estar com o documento irregular.

Diante dos fatos obtidos foi constatado a princípio ocorrência de transportar, adquirir, vender madeira, lenha e carvão sem licença válida. Carga encaminhada ao IBAMA para os procedimentos cabíveis.