Cotidiano

Paciente aguarda desde às 9h da manhã por atendimento no HGR

Várias pessoas estão na recepção da unidade de saúde esperando ser chamadas para atendimento médico

Sentindo fortes dores na coluna, Itamara Mendes, 28 anos, está aguardando atendimento médico na recepção do Hospital Geral de Roraima (HGR) desde às 9h da manhã desta segunda-feira (7). 

A informação foi repassada à Folha na noite de hoje, pela irmã de Itamara, que pediu para não ser identificada. 

Ela contou que desde o domingo (6) Itamara vem sentindo dores na coluna. “Estivemos aqui no HGR e o atendimento foi até rápido. Foi medicada, melhorou um pouco, mas hoje amanheceu com fortes dores, não conseguindo ficar em pé”, disse a irmã.

“Já tentamos com o atendente na recepção agilizar o atendimento pra ela, mas disseram que temos que aguardar. Quando chegamos hoje pela manhã tinham 20 pessoas na nossa frente, depois de um longo período de espera aumentou para 27, agora perguntamos e já existem 37 pacientes na nossa frente. Não consigo entender esse descaso”, ressaltou. 

Segundo a irmã de Itamara, teve pessoas que foram atendidas sem serem chamadas no painel eletrônico. “Devem ser pessoas que, pelo fato de terem conhecidos trabalhando no hospital, receberam logo atendimento”, afirmou.

SESAU – A direção do HGR (Hospital Geral de Roraima), por meio de nota, esclareceu que, ao contrário do que foi afirmado na reportagem “Paciente aguarda desde às 9h por atendimento no HGR”, a equipe técnica do Ponto Atendimento seguiu todos os protocolos internacionais de triagem e que nenhum paciente sai da unidade sem atendimento.

Informou ainda que no dia  7 de outubro, a unidade estava com demanda elevada de usuários e que, nessas situações, são priorizados os casos mais urgentes, com o atendimento de idosos e de pessoas com problema grave de saúde.

O HRG ressaltou ainda que não havia déficit de profissionais naquele período, ou seja, estava funcionando com sua capacidade máxima de atendimento e que tem ficado atenta as necessidades dos usuários que procuram a unidade.