Cotidiano

Paciente pode ser considerado recuperado 72 horas após quarentena

Médico infectologista e membro do Centro de Operações Emergenciais de Roraima, Alexandre Salomão, explicou algumas situações em relação ao período de recuperação do paciente, após quarentena de 14 dias

À medida que o coronavirus (Covid-19) avança em todo o Brasil e principalmente em Roraima, os dados se tornam cada vez mais alarmantes. Porém há dados que dão uma esperança para a população.

De acordo com levantamento do Ministério da Saúde (MS) divulgado nessa terça-feira (14), 14 mil pacientes em todo o Brasil estão sendo considerados recuperados do Covid-19. Foi o primeiro estudo do tipo registrado no país.

Em Roraima, os dados do boletim epidemiológico de quarta-feira (15), divulgados pela Secretaria de Saúde (Sesau), apontam que dos 142 casos confirmados, 10 pessoas foram consideradas recuperadas da Covid-19.

Médico infectologista e membro do Centro de Operações Emergenciais de Roraima (COE-RR), Alexandre Salomão, salientou que o período de transmissibilidade dura, em média, 14 dias e um paciente pode ser considerado recuperado da infecção aguda se ele estiver a 72 horas após esse tempo sem os sintomas da doença.

“Para entender isso melhor, se a pessoa estiver sem sintomas no oitavo dia, no décimo quarto dia já se considera que o paciente está recuperado e que ele não está transmitindo a doença. Já quando o paciente está internado em um hospital, seja na UTI ou mesmo em outros setores, onde existem formas mais exuberantes da doença, seguimos alguns protocolos e são solicitados novos exames antes de considerar o paciente recuperado”, explicou Salomão.

O médico infectologista explicou que a alta final é dada durante o isolamento domiciliar e administrado pelas secretarias municipais de saúde, por meio do sistema de atenção básica.

“O protocolo da prefeitura é quem vai liberar ele do isolamento e ele é bem específico. Quando o paciente possui poucos sintomas ou não possui nenhuma sintomatologia, que não exige cuidados maiores, a Atenção Básica deve entrar em contato a cada 48 horas, para saber como está a sintomatologia, se o paciente está no isolamento e para tirar dúvidas”, acrescentou.

Por fim, o membro do COE-RR explicou que, se há um paciente que recebeu alta médica das unidades hospitalares, essa informação é repassada para a rede municipal de saúde.

“A ideia é que o acompanhamento seja feito pela Atenção Básica e, caso seja necessária, a rede municipal de saúde irá encaminhar o paciente para o posto de saúde ou para hospitais, caso haja piora”, finalizou Salomão