Cotidiano

Paciente vai a cinco postos de saúde e diz não ter sido atendido

Prefeitura reitera a informação de que os testes rápidos nos postos de saúde são feitos apenas com recomendação médica

Tem sido cada vez maior o número de denúncias que chegam a FolhaBV sobre a dificuldade de pessoas em conseguir atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista, para pacientes com suspeita de covid-19.

De acordo com um dos denunciantes, a esposa que há quatro dias está com sintomas de covid-19, chegou a procurar cinco postos de saúde da capital e não conseguiu atendimento.

“Eles informam que não tem vaga. Somos pagadores de impostos e merecemos o mínimo de respeito. Por essa falta de atendimento básico é que as pessoas estão morrendo dessa doença”, disse o homem que preferiu não se identificar.

TESTES E MEDICAÇÃO – Outra denúncia constante tem sido sobre a falta de testes para covid-19 e de medicamentos nas UBS.

“Há 13 dias eu comecei a sentir os sintomas e procurei os postos perto da minha casa por três ou quatro vezes, e em uma das ocasiões eu fui dispensada, e na outra passei por um médico, e ele receitou Nimesulida e Buscopan. No outro dia quando voltei na triagem, só atenderam meu filho, pois ele estava apresentando febre”, informou a paciente.

Segundo ela, ao retornar a UBS localizada no bairro Cauamé, foi informada pelo médico que deveria manter isolamento e tomar medicação para o tratamento da covid-19.

“O médico me examinou e disse que meus pulmões estão comprometidos, mas que não iria fazer o teste por eu não estar no grupo de risco. Ele me receitou toda a medicação, mas não consegui parte dos remédios no posto de saúde. Agora vou ter que fazer o exame particular que custa R$250,00”, acrescentou.

OUTRO LADO – A FolhaBV procurou a Prefeitura de Boa Vista questionando sobre a suposta dificuldade no acesso a consultas médicas, falta de medicação e testes rápidos, conforme as denúncias.

Confira na íntegra a resposta da Secretaria Municipal de Saúde:

A Secretaria Municipal de Saúde reitera a informação de que os testes rápidos nos postos de saúde são feitos apenas com recomendação médica, após avaliação, e é preciso atender à recomendação de que o paciente deve estar no oitavo dia de sintomas para que o resultado seja preciso.