Cotidiano

População tem dificuldade em acesso a medicamentos em UBS's

Um morador denunciou a falta de mais de dez medicamentos em Unidades Básicas de Saúde da Capital. Segundo ele, estão em falta, os medicamentos Carbamazepina de 200 e 400mg, Carbonato de lítio, Ácido volproico de 250mg, Fluoxetina de 20mg, Volproato de sódio, Losartana, Hidroclorotiazida, Enalapril, Captopril de 50mg, Cefalexina e Amoxicilina. Além de medicamentos destinado ao tratamento da Covid-19.

“A falta de medicação nas UBS é grande, é propaganda enganosa “falando que tem tudo e que o computador avisa quando está acabando”, quando na verdade falta tudo. Muita medicação controlada. Quem toma medicação para depressão ou precisa do anticonvucionante não encontra em nenhum post , já os medicamentos para pressão alta quando chega acaba logo e os de diabetes vivem em falta. Para os do tratamento para covid, só tem dipirona, azitromicina e xarope para tosse” relatou.

Outro lado – A Folha de Boa Vista procurou a Prefeitura de Boa Vista que informou que aguarda a entrega de medicamentos pelo fornecedor.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que no momento a Superintendência de Atenção Farmacêutica (SAF) disponibiliza de: Carbamazepina 400mg, Fluoxetina de 20mg, Losartana, Volproato de sódio e Amoxicilina. Os demais medicamentos citados, está aguardando a entrega pelo fornecedor. Reforça que está trabalhando para regularizar o estoque o mais breve possível.

Esclarece ainda que mesmo com planejamento e abertura de processos para aquisição antecipados, o município foi prejudicado no início do ano pela não aprovação em tempo hábil da LOA, por parte dos vereadores de Boa Vista e ainda por toda a situação de pandemia, o que dificulta também a logística na entrega dos medicamentos em tempo hábil. Reforça que, mesmo com a falta de alguns medicamentos, hoje Boa Vista tem 91% da rede REMUME, enquanto que a média nacional é de 45%” finalizou.