Cotidiano

Pacientes denunciam que baratas estão infestando maternidade

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Problemas na limpeza do Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, mais especificamente em um quarto do bloco dos girassóis, foram denunciados para a Folha de Boa Vista nesta segunda-feira. Por meio de vídeos, as denunciantes relataram que é possível ver baratas saindo de uma das fissuras existentes em uma das paredes da enfermaria que tem quatro pacientes internadas. Elas também denunciaram a situação do banheiro, sujo e com pequenos bichos grudados na parede.

Uma das pacientes do alojamento é Natália Souza, de 29 anos. A mulher deu entrada na unidade no dia 19 e, após passar por uma cesariana, foi transferida para o dormitório alvo das reclamações. Ela confirma a grande concentração de baratas no local.

“Elas não aparecem de vez em quando, mas estão em todo o quarto, principalmente nos cantos debaixo das camas e atrás dos armários. Quando empurraram minha cama para poder levantar um pouco a cabeceira, começou a sair baratas pelos pés da cama, que estão comidos pela ferrugem”, relatou a mulher.

Natália contou que acordou às duas da manhã no final de semana para amamentar a filha recém-nascida e viu duas dessas baratas pequenas andando na cama, próximas ao bebê. Nesse momento, a mãe tentou pedir ajuda.

O primeiro pedido de ajuda foi feito à equipe de limpeza da maternidade, que afirmou não ter muito que fazer, pois havia muitas baratas e a responsabilidade era da direção. “Falaram para ter cuidado para não deixar entrar na orelha da minha filha”, assegurou.

A direção foi procurada pela paciente e por sua família, porém, como o caso ocorreu no fim de semana, nada foi resolvido. Somente na segunda conversaram com Natália avisando que iriam tomar providências.

“Enquanto isso comemos junto com as baratas, tomamos banho com várias baratas saindo pelo ralo e corremos risco de pegar uma infecção, já que sabemos que esses bichos são insetos de ambiente sujo e com alto índice de contaminação. Eles disseram que iriam dar uma olhada nisso, mas sabemos que só olhar não vai resolver ou amenizar a situação”, criticou a jovem.

OUTRO LADO – Em nota enviada para a reportagem, a Coordenação-Geral de Administração da Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau) informou que está finalizando um cronograma para a execução de dedetização de todas as unidades de saúde do Estado. A nota também pontua que convocará uma ação emergencial de dedetização para a maternidade nessa semana, a fim de evitar mais transtornos às pacientes da unidade.