Cotidiano

Médica com sintomas de covid-19 estava atendendo pacientes na maternidade

A Sesau informou por meio de nota que a médica foi afastada das funções

Uma gestante que está internada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth relatou à FolhaBV que uma das médicas que estava atendendo às pacientes na quinta-feira, dia 13, estava com sintomas de covid-19. Além disso, ela afirmou que todos os pacientes estão misturados, facilitando o contágio da doença.

“Ontem a gente teve um atendimento no bloco e a médica estava com sintomas de covid-19. Somente hoje soubemos que ela estava contaminada. Então, todo mundo que ela atendeu também pode estar doente. O que mais deixa a gente indignado é que ela sabia que estava com sintomas e mesmo assim atendeu várias pessoas”, relatou.

A gestante disse ainda que pediu à médica para fazer um teste de covid-19, mas foi informada que não seria possível porque era preciso estar com sintomas da doença para fazer o exame. “Aqui dentro está todo mundo misturado, gente que está saudável com gente que tá com covid-19, pneumonia. Eu pedi pra fazer o teste e ela negou, a médica que estava com covid-19 me negou o exame. Isso está muito errado”, lamentou.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde informou que a médica em questão foi afastada das funções. “A direção da Maternidade se preocupa com a estabilidade da saúde física e emocional de cada servidor e ao tomar conhecimento desse tipo de situação, o protocolo é o afastamento do profissional pelo tempo necessário e conforme avaliação médica, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde quanto a quarentena de pessoas infectadas, vigentes até então no Estado”, afirma a nota.

A nota informa ainda que como forma de garantir a proteção de todo o corpo profissional do Hospital Materno tem sido disponibilizado na unidade, insumos importantes para a prevenção da contaminação, como máscaras faciais, álcool 70% e em gel, os quais são indispensáveis aos servidores em período de trabalho.