Cotidiano

Pacientes relatam que esperam há muito tempo por cirurgia eletiva

A Sesau informa que as cirurgias eletivas estão sendo realizadas de forma gradativa para todas as pessoas que estão na fila única

Mesmo com o anúncio feito, no mês de agosto deste ano, pelo Governo do Estado sobre o retorno gradativo das cirurgias eletivas, familiares de pacientes procuraram a Folha para dizer que aguardam por procedimento cirúrgico há muito tempo.

Uma dessas pacientes é Lourdes Vitória Falcão Braga, 21 anos, que tem déficit de atenção (TDAH). Ela quebrou a perna em junho deste ano, e com os passar dos dias o local onde ocorreu a quebra do osso está inflamado, inchado.

“Quando fomos ao HGR [Hospital Geral de Roraima], ela estava com muita dor. Colocaram uma tala e mandaram ela para casa, que iam marcar a cirurgia e até agora nada. Ela está em casa esperando por esse momento”, disse a madrinha da jovem, Celina Gomes de Souza Bríglia.

Segundo ela, a cirurgia foi marcada duas vezes, mas não foi realizada. “O primeiro procedimento foi marcado para o dia 19 de julho deste ano. Fomos ao hospital e chegando lá nem o nome dela constava no mapa. Alegaram que não iam fazer a cirurgia porque não tinha material no centro cirúrgico, e que todos os procedimentos eletivos estariam suspensos. Depois marcaram para o dia 12 de outubro, o que não ocorreu, também pela falta de material cirúrgico e suspensão das eletivas”, contou Celina.

Celina contou que a afilhada está andando com o apoio de muletas, mas sente muita dor.

SESAU – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

A Secretaria de Saúde informa que as cirurgias eletivas estão sendo realizadas de forma gradativa para todas as pessoas que estão na fila única e que após a avaliação médica continuam apresentando a indicação de cirurgia, porém conforme classificação de risco estabelecida pelo Ministério da Saúde. No caso a paciente Lourdes Vitória Falcão Braga passará por reavaliação médica e encaminhada para cirurgia.

A Secretaria reforça que a gestão tem intensificado o trabalho para buscar reestruturas as Unidades Hospitalares principalmente o HGR, para que todas as cirurgias sejam realizadas  e a fila única zerada.

Entre as medidas está a aquisição de materiais e insumos, inclusive nesta quarta-feira,14, o Hospital recebeu uma remessa com cerca de quatro mil materiais para reforçar a realização de cirurgias ortopédicas, incluindo 1.500 fixadores externos para controle de danos e fraturas expostas, 1.600 fios de kirshinner para fixação e correção de fraturas e mais de 1.000 placas e parafusos para reforço dos procedimentos.

A Sesau reforça que novos matérias serão entregues ao longo da semana, pois a gestão aguarda a entrega de mais duas remessas de materiais para a realização de cirurgias.

Outra medida é a contratação de uma empresa que estará habilitada para realizar as cirurgias atendendo as principais demandas. O processo de contratação está sob análise da PGE (Procuradoria Geral do Estado) e Corregedoria Geral do Estado.

Além disso, estão em curso dois processos para a aquisição de medicamentos e material médico-hospitalar, que já foram publicados. No momento, aguarda-se quais serão as empresas que terão interesse em participar do processo licitatório.

“É importante ressaltar que qualquer despesa pública deve seguir os trâmites da Lei e, dessa forma, a Secretaria tem seguido as normas dos órgãos de controle em todas as etapas administrativas necessárias”, diz trecho da nota.