Cotidiano

Pacientes sendo ‘internadas’ com filhos nos corredores

Usuários da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth denunciaram ontem, 15, que pacientes estão sendo “internadas” nos corredores e ainda as más condições da infraestrutura da unidade de saúde.

Conforme informações de uma acompanhante, que preferiu não se identificar, a situação na maternidade é “vergonhosa”. A denunciante afirma que os leitos estão cheios e as pacientes precisam ficar nos corredores com os recém-nascidos.

Ela explica que a sua parente saiu da Ala das Orquídeas, onde teve o bebê, na tarde de domingo, 14, e foi encaminhada ontem para o corredor. “Só que [o corredor] é muito quente”, reclama. Outro problema relatado é o atraso no fornecimento das refeições. “Serviram o almoço somente às 12h50”, completou.

INFRAESTRUTURA – Além da falta de leitos, a denunciante também apontou outros problemas na unidade como mau funcionamento das centrais de ar que não refrigeram adequadamente, portas quebradas nos banheiros e portas de isolamento que não fecham por completo.

A mulher destacou ainda ter conversando com alguns funcionários da maternidade que afirmaram não estar dando conta da demanda. “Mas eles dizem que fazem o que podem para alojar as mães e os bebês”, acrescentou.

‘ISOLADA SUPERLOTAÇÃO’ – Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que nos últimos dias o volume de atendimentos no Hospital Materno-Infantil cresceu consideravelmente, ocasionando momentos de isolada superlotação na unidade.

A secretaria ressalta ainda que esses picos de atendimento fazem parte da rotina do hospital, porém, nenhuma paciente deixa de ser avaliada ou acompanhada, mesmo que ainda não tenha sido encaminhada para um leito.

Por fim, a Secretaria de Saúde afirmou que o conserto de portas da unidade já está sendo providenciado e que os serviços de manutenção das centrais de ar estão ocorrendo normalmente, após troca da empresa prestadora do serviço.