Cotidiano

Pais denunciam agressão e abuso de servidores da Prefeitura

Relato é que um profissional da saúde teria agredido um pai; vítima também foi detida pela Guarda Municipal

Pais aguardando por atendimento no Hospital da Criança Santo Antônio denunciaram caso de agressão e abuso de autoridade por parte de servidores da Prefeitura de Boa Vista na noite desta sexta-feira, 16. A denúncia aponta que um pai de família teria sido agredido por um servidor da unidade hospitalar após reclamar da demora no atendimento na unidade de saúde e ainda, que a vítima foi detida e conduzida para a delegacia pela Guarda Civil Municipal.

No vídeo, que circula nas redes sociais, é possível ver a chegada de duas viaturas dos Guardas Civis Municipais e a abordagem ao pai. “Bora, levanta p#$%@! Mão na cabeça”, gritam dois guardas não identificados, ao pai da criança. “Agressão e desrespeito no Hospital da Criança hoje, sexta-feira”, responde uma das testemunhas, que registra o vídeo. “O pai foi agredido por acompanhar a esposa com a criança. Totalmente errado”, afirma.

Uma das guardas, supostamente tentando intimidar os presentes que gravavam a ocorrência, questiona se os presentes vão testemunhar na delegacia. “Vocês vão testemunhar na delegacia?”, pergunta a guarda. “Se precisar, eu vou”, responde a testemunha. “Tá errado isso. Ele batendo no homem aí dentro. O servidor da saúde, não foi nem o policial, foi o servidor aí. Quer levar o homem leva, mas não fica batendo”, diz outra testemunha.

Em outro vídeo, a mesma testemunha relata a abordagem da Guarda Civil Municipal, enquanto o pai está sendo detido. “Pai de família acompanhando a esposa e o bebê no Hospital da Criança, sendo tratado como um vagabundo, um marginal”, completa.

VEJA O VÍDEO:

Prefeitura afirma que não compactua com nenhum tipo de agressão

Confira nota na íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista informa que na noite desta sexta-feira, 16, a Guarda Civil Municipal foi acionada para conter uma pessoa que estava alterada no Hospital da Criança, por não aceitar aguardar o atendimento do filho do lado de fora do consultório médico, uma vez que o filho já estava acompanhado da mãe.

A pessoa em questão agrediu verbalmente e fisicamente um funcionário da unidade. Por conta das medidas de segurança em relação a pandemia do coronavírus, é permitido apenas um acompanhante por paciente.

Com a chegada da equipe da GCM a pessoa foi orientada a não agir daquela forma, tendo em vista que estava desrespeitando e agredindo o funcionário da unidade, momento em que um dos Guardas Municipais também foi agredido fisicamente.

Com isso, foi solicitado apoio de outra equipe da Guarda. Por conta da desobediência a pessoa foi conduzida a delegacia para que as medidas cabíveis fossem adotadas.

A prefeitura reforça que não compactua com nenhum tipo de agressão, tanto de servidores como usuários das unidades de saúde municipais. Reforça ainda que o Hospital da Criança possui uma ouvidoria na qual familiares podem registrar suas reclamações em relação ao atendimento da unidade 24h por dia. A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito também conta com uma ouvidoria para atender a população.