Cotidiano

Pais denunciam falta de convocação de alunos em lista de espera

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

Pais de estudantes que estão na lista de espera do Colégio Militar Estadual de Roraima (CME-PMRR), Coronel PM Derly Luiz Vieira procuraram a Folha para denunciar a não convocação desses estudantes, apesar de ainda haver vagas disponíveis. Uma das mães, que preferiu não se identificar, afirmou que as vagas não foram preenchidas em sua totalidade devido ao fato de alguns alunos terem passado no processo seletivo do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

O Edital de Convocação 002/2020 foi lançado no dia 16 de janeiro, em razão da ampliação das turmas e disponibilidade de novas vagas, com o período de matrículas previsto para ocorrer de 21 a 23 de janeiro. “Para o 1º ano do Ensino Médio chamaram até a 72ª posição e até agora não lançaram outra convocação. Sabemos que muitos aprovados já estão matriculados no IFRR. Então estamos esperando uma posição do colégio”, disse uma mãe.

Em contato com o colégio na manhã desta terça-feira, 28, um dos pais foi informado que, se houvessem novas convocações, as mesmas só aconteceriam para o segundo semestre do ano. “Se ampliaram as turmas e chamaram até a posição 72, nada mais justo do que só encerrar o certame quando as 72 vagas estiverem devidamente preenchidas, coisa que não ocorreu. Estou no aguardo de um posicionamento quanto à essa postura”, reclamou.

No site do CME, a reportagem constatou que na aba “Processo Seletivo”, o processo relativo ao ano de 2020 ainda se encontra “em andamento”. Esse status, segundo alguns pais, foi suficiente para que eles esperassem pelo chamado até esta segunda-feira, 27, mas nada ocorreu até o momento. Entre os denunciantes, foi unânime o pedido de um posicionamento do colégio para a situação.

Conforme previsto no calendário 2020 do CME, as aulas do 1º bimestre iniciam na próxima quinta-feira, 30. Até lá, os pais esperam que haja uma nova convocação. “Eles têm que chamar até completar 72 vagas e nós sabemos que houveram desistências. Não somos os únicos a esperar uma posição. Outros pais ligaram e tiveram a mesma resposta”, finalizou um dos denunciantes.

OUTRO LADO – Em contato com a Comissão do Processo Seletivo, a reportagem foi informada que um último edital de convocação será lançado na tarde desta quarta-feira, 29, para completar o quadro de vagas. Foi esclarecido ainda que na semana que antecede o início das aulas, os alunos passam por uma adaptação em relação à parte militar do ensino, e que é comum haver desistências.

A Comissão responsável pelo processo seletivo do Colégio Militar informa que a convocação dos candidatos da lista de espera obedece o item 2.1 do edital de abertura do processo, e pode ocorrer de acordo com o surgimento de novas vagas e disponibilidade do colégio, até o término do 1 Bimestre do ano letivo de 2020.