Cotidiano

Pais enfrentam fila para matrículas em escolas estaduais

Pais e responsáveis guardaram lugares com cadeiras e até dormiram nas escolas onde pretendem matricular seus filhos

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

#SEM TEMPO? Confira o resumo da matéria

A Folha foi conferir de perto como estava a movimentação dos locais de matrícula na rede estadual de ensino e encontrou pessoas que estavam desde domingo (05) esperando nesses locais. A nossa equipe também entrevistou a secretária de educação, Leila Perussolo, que anunciou novo sistema que será implantado a partir de 2021

O período de matrículas escolares para garantir uma das 12.423 vagas ofertadas para a rede estadual de ensino, nas modalidades Fundamental, Médio e Técnico, teve seu início nesta segunda-feira (6) e segue até sexta-feira (10), sempre no horário das 8h às 17h. 

Porém, para tentar garantir uma vaga, pais e responsáveis guardaram lugares com cadeiras e até dormiram nas escolas onde pretendem matricular seus filhos. Esse é o caso do aposentado Marcelo Fraga, de 52 anos, que tentou matricular o filho no segundo ano da Escola Estadual Lobo D’Almada. O homem que mora no bairro Santa Luzia chegou à escola na noite de domingo (5) e por lá mesmo dormiu. Sobre essa situação, ele deu a seguinte declaração.

“Acho que as coisas deveriam ser mais organizadas, até para facilitar para os pais. Tem uma turma que está aguardando desde ontem e não há certeza que terá vaga pra todos. Então, para que todo mundo possa ser atendido, seria bom dar uma organizada, talvez fazer um programa ou um calendário diferenciado”, opinou o homem.

NOVA METODOLOGIA – Porém, há aqueles que já estavam a par de uma nova metodologia que estava sendo utilizada nas matrículas, que cria uma lista de matrículas para os alunos do quinto ano da rede municipal de ensino fundamental ou alunos que haviam finalizado o nono ano dessa modalidade e estavam aptos para uma vaga no primeiro período do ensino médio ou técnico.

A secretária de educação e desporto Leila Perussolo relembrou que esse processo teve início após a elaboração de um edital que foi publicado no mural das escolas estaduais, que continha o número de vagas e os locais onde deveriam ser feita as matrículas. Além disso, foi feita a antecipação das inscrições de alunos PCD (Pessoas Com Deficiência).

“Agora aguardamos que os pais de alunos da rede municipal e do nono ano do ensino fundamental confirmem a matrícula na escola indicada para que a gente possa ter vagas remanescentes. Fora a Central de Matrículas, que funcionará dos dias 16 a 24 na Escola Estadual Monteiro Lobato, das 8h às 13h, e a publicação do edital de Educação para Jovens e Adultos”, destacou Leila.

A secretária Estadual de Educação declarou ainda que a pasta está trabalhando em parceria com o Governo Digital, setor de tecnologia do executivo, na criação da Plataforma de Gestão da Educação, o EDUCARR, que está em fase de testes e será utilizado não só para as matrículas de 2021, mas também para o acompanhamento dos alunos.

A versão de testes do EDUCARR funciona atualmente nas Escolas Estaduais Gonçalves Dias, Professora Diva Alves de Lima, Ana Libória, Lobo D’Almada e Monteiro Lobato. A ideia é que a plataforma seja lançada no site da Seed e aplicativo para smartphones.

LEIA MAIS – NOVAS MATRÍCULAS: Call Center recebeu quase 3 mil ligações em três dias