Cotidiano

Pais esperam horas por atendimento para os filhos no Hospital da Criança

Além da demora, foi relatada a falta de médico na unidade

Reclamações do Hospital da Criança Santo Antônio são rotineiras, e mesmo com constantes denúncias a demora por atendimento na unidade persiste.

Dessa vez, os pais de pacientes relataram espera de mais de seis horas e falta de médico na unidade. “Eu estou com meu filho de cinco anos desde 10h da manhã, e às 16h ainda não havíamos sido atendidos. Eu jamais achei que passaria por esse tipo de situação com filho”, relata Alichard Lima da Silva, 40.

Outros denunciantes afirmam que além da demora, não tem médico suficiente para atender a demanda.

“É difícil para ser atendido nesse hospital, eu só vim porque meu filho está muito ruim, e a informações que temos é que só tem dois médicos de plantão e tem muitas pessoas esperando atendimento”, afirma Peciane Costa Soares, 42.

A equipe da FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria Municipal de Saúde informa que os atendimentos no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) são feitos em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde, através de classificação de risco, com a finalidade de priorizar a atenção e os cuidados aos pacientes pela gravidade do quadro clínico e não pela ordem de chegada.

A unidade atende de acordo com o protocolo das cores, vermelho, laranja, amarelo, azul e verde. As crianças classificadas com as cores verde e azul, casos não urgentes deverão ser atendidas em uma unidade básica de saúde.

O hospital tem orientado e sensibilizado pais e responsáveis quanto à busca de atendimento nas UBS´s e caso aceitem são agendados para com dia e horário de atendimento na UBS mais próxima de sua casa.