Palestra reúne empresários e trabalhadores da construção civil - Folha de Boa Vista
MUDANÇAS EM NORMA
Palestra reúne empresários e trabalhadores da construção civil
Evento teve a intenção de orientar sobre a importância da prevenção e promoção de ambiente favorável à dignidade humana, por meio da busca constante de um ambiente de trabalho saudável e seguro para os trabalhadores
Por Folha Web
Em 23/06/2022 às 08:30
Palestra foi realizada no auditório da escola do Sesi (Foto: Divulgação)

A Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho em Roraima (SRT), com o apoio do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e o Serviço Social da Indústria (Sesi), realizou nessa terça-feira (21), no auditório da escola do Sesi, a primeira Ação Especial Setorial no ramo da construção civil em Roraima.

Com o tema “Nova NR-18 e NR-01: prevenção e dignidade ao trabalhador da construção civil”, o evento teve a intenção de orientar, sensibilizar e comprometer empresários, trabalhadores e representantes das classes trabalhadora e empresarial sobre a importância da prevenção e promoção de ambiente favorável à dignidade humana, por meio da busca constante de um ambiente de trabalho saudável e seguro para os trabalhadores.

A palestra foi ministrada pelo auditor fiscal do trabalho Rubens Patruni. Segundo ele, a Norma Regulamentadora (NR) 18 foi revisada recentemente e teve algumas prorrogações. “No dia 3 de janeiro ela entrou com uma série de alterações e nós estamos aqui informando os empregadores, empregados da indústria e profissionais da Saúde e Segurança do Trabalho sobre os principais aspectos que foram alterados na Norma Regulamentadora de número 18”, disse.

Patruni é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Trabalho, Saúde e Ambiente, pela Fundacentro, e engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Além disso, é bacharel em Direito pela Unioeste, com especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário. Patruni atua como auditor fiscal do trabalho desde 2007, é chefe do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho do Paraná e membro da comissão governamental de revisão da NR-18 (indústria da construção).

Na palestra, ele abordou tópicos como:

  • Atualização das Normas Regulamentadoras
  • Nova NR-1 (ISO 45001 e Diretrizes da OIT)
  • Gerenciamento dos riscos ambientais (GRO)
  • Programa de gerenciamento de riscos (PGR)
  • Inventário de riscos (IR) e Plano de ação (PA)
  • Nova NR-18: norma de gestão
  • Cenário da construção civil (Brasil e Roraima)
  • PGR do canteiro de obras
  • Área de vivência
  • Medidas de prevenção contra quedas
  • Andaimes
  • Capacitação
  • Terceirização e responsabilidades (Reforma trabalhista)
  • MEI/ME/EPP
  • Tópico sobre a Notificação Coletiva – CCT – ACT.

O palestrante afirmou que a indústria da construção civil é um dos setores que mais registra acidentes de trabalho e a alteração da NR surgiu justamente no sentido de melhorar os serviços no canteiro de obra. “É de suma importância que empregadores e trabalhadores leiam a nova norma para que sejam reduzidas as ocorrências de acidentes de trabalho neste setor”, alertou.

O superintendente regional do trabalho em Roraima, Magno Pillon Della-Flora, explicou que o evento faz parte de um projeto setorial na construção civil. “Já foram notificadas no Estado de Roraima em torno de 150 empresas a se adequarem à NR-18, tomarem conhecimento sobre as alterações e a elaborarem projetos e programas de Saúde e Segurança no Trabalho, uma vez que muitas delas serão fiscalizadas ao longo deste ano”, assegurou.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
0
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!