Cotidiano

Panelas de pressão: Quais os cuidados que ajudam a prevenir acidentes

Ao comprar a panela, fique atento ao Selo do INMETRO

A panela de pressão é um aliado na cozinha para brasileiros, utilizado para cozinhar os alimentos com mais rapidez, também é temido pelo número de acidentes domésticos. As principais causas, na maioria das vezes, estão relacionadas a utilização, limpeza e manutenção.
 
De acordo com Raustmann Gondin, do Corpo de Bombeiros de Roraima,  o consumidor precisa estar atento também às marcações internas nas panelas com o limite máximo de capacidade. 
 
“Quase todos os acidentes que ocorrem com explosões do utensílio estão relacionados com o entupimento das válvulas de segurança e de pressão, por encher a panela demais ou não limpar corretamente”, explica.
 
“Uma panela de pressão explodir é muito difícil, por que ela possui itens de segurança, toda a panela traz a borracha de vedação que garante uma melhor eficiência ao cozinhar, então se a pessoa observa que há um desgaste na borracha é preciso trocá-la. Avarias ou danos à panela precisam ser observados, há também o pino de alívio que em perfeito estado de conservação ele vai aliviar a pressão interna da panela. Esse pino precisa ser bem higienizado para que não exista outra pressão além do que ela está preparada para suportar. Todos esses suportes de segurança irão auxiliar no funcionamento correto da panela“, ressalta.
 
A manutenção também é apontada como uma das grandes causadoras de acidentes. “Vemos em feiras livres, a substituição de pinos por outros com tamanhos e pesos diferentes, comprometendo o seu funcionamento e segurança. Assim como com as próprias válvulas de segurança que há diversos casos que simplesmente colocam um parafuso no lugar do componente”, alerta Raustmann.
 
Ele também alerta que não é indicado utilizar outros objetos para o funcionamento da panela. “Usar um tecido ou pedaço de papel para dar pressão a panela também não é indicado, a partir do momento que a panela for danificado e não puder ser mais utilizado, ela precisa ser descartada” reforça. 

Quase todos os acidentes que ocorrem com explosões do utensílio estão relacionados com o entupimento das válvulas de segurança e de pressão

(Foto: Divulgação)
 
Confira dicas para evitar acidentes:

Verificar a identificação do Selo do INMETRO, ao comprar a panela, pois atesta que o produto foi avaliado e está em perfeitas condições de utilização.
 
Ler o manual de instruções fornecidos pelo fabricante, com muita atenção para as questões de utilização, limpeza e manutenção.

 
Observar a capacidade de litros. Por exemplo, para uma panela de 4,5L, é recomendado preencher a panela com até 3L de água.
 
Aguardar a redução da pressão até conseguir abrir a tampa. Porém, se for necessário dar celeridade a este processo é recomendado elevar o pino da válvula de pressão, utilizando algum utensílio como colher ou garfo, e tomando cuidado com as mãos para não se queimar.
 
Nunca colocar a panela sob água fria pois pode, em alguns casos, promover deformações nas panelas e componentes prejudicando a sua perfeita utilização.
 
Realizar manutenção e substituição das válvulas de segurança e as partes em elastômeros, que podem ser danificadas com o excesso de aquecimento. A reposição deve ser feita com peças originais fornecidas e indicadas pelos fabricantes.