Cotidiano

Pastoral fará panfletagem preventiva contra tráfico humano

Durante toda a semana, uma série de atividades culturais e esportivas será realizada nos abrigos de Boa Vista, Pacaraima e Manaus, em alusão ao Dia Mundial do Migrante

A partir de hoje, até o próximo dia 23 de junho, será celebrado no Brasil a 34ª Semana do Migrante com o tema “Migração e Políticas Públicas”, alusivo a Campanha da Fraternidade 2019. Na região Norte, uma série de atividades culturais e esportivas será desenvolvida nos abrigos das cidades de Boa Vista, Pacaraima e Manaus.

Dando início à programação, o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM) realiza uma panfletagem nesta segunda-feira, 17, às 18h, na Rodoviária Internacional de Boa Vista, visando a prevenção contra o tráfico humano entre as pessoas em torno do terminal e também passageiros que embarcam para ouras cidades.  O trabalho é uma parceria do Serviço Pastoral do Migrante, da Caritas Diocesana e da Rede Um Grito pela Vida.

Na quarta-feira, 19, haverá o lançamento do Global Trends, um relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) com os números mais atuais sobre a questão do refúgio no Brasil e no mundo.  Desde 2015, mais de quatro milhões de venezuelanos já deixaram seu país, tendo a maioria deles encontrado proteção e assistência em países latino-americanos.

Ainda em Boa Vista, acontecerá na quarta-feira, 19, às 15h, a formatura da primeira turma de estudantes venezuelanos do projeto “Oficinas de Acesso e Integração ao Mundo do Trabalho”, uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR) e o ACNUR.

DIA MUNDIAL DO REFUGIADO – Desde 2001, o Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de junho, de acordo com resolução aprovada pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Desde então, a data é uma oportunidade para homenagear a coragem, a resiliência e a força de todas as mulheres, homens e crianças forçadas a deixar suas casas por causa de guerras, conflitos armados e perseguições.