Cotidiano

Pernambuco anuncia 1º caso de cura em mulher que foi infectada

O caso de cura é de uma mulher de 66 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus na Europa e está em condições de alta

Sobe para 31 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco, segundo o novo balanço divulgado, nesta sexta-feira (20), pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Durante coletiva de imprensa, o secretário André Longo anunciou o primeiro caso, em Pernambuco, de cura em mulher que foi infectada pelo novo coronavírus. No Brasil, são 904 casos e 11 mortos. 

Ao anunciar o caso, o secretário usou o termo cura clínica. Logo em seguida, em entrevista à titular desta coluna, o médico infectologista Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), explicou que cura clínica e cura têm o mesmo significado. “A paciente ficou curada. Como se trata de uma doença viral, passou o ciclo do vírus. Ela ficou curada das complicações, foi tratada da pneumonia, sem precisar de medicação específica para covid-19. A paciente não tem mais sintomas da doença”, explicou Demetrius. 

O caso de cura é de uma mulher de 66 anos, que foi infectada pelo novo coronavírus na Europa e está em condições de alta. A paciente, que, ao lado do marido, foi a primeira diagnosticada com a covid-19 em Pernambuco, teve cura constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português (RHP). 

Segundo Demetrius Montenegro, depois de 14 dias, “a pessoa não transmite mais a doença, não tem viremia, sai da quarentena, do isolamento”. O infectologista acrescenta que a paciente curada não precisou passar por exames para pesquisar a presença do vírus ao final do tratamento. “Isso não faz parte do protocolo da Organização Mundial de Saúde”, acrescentou. 

Outros nove pacientes permanecem internados, todos estáveis.

Fonte: Uol

Publicidade