Cotidiano

Peso irregular em produtos é alvo de fiscalização do Ipem-RR

Equipe do órgão esteve na manhã desta quinta-feira, 30, visitando supermercados de bairros da zona Oeste

As disparidades nas informações sobre peso apresentado em rótulos de produto comercializados em mercadinhos e supermercados de Boa Vista estão sendo alvo de uma série de fiscalizações do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem-RR).

Na manhã desta quinta-feira, 30, uma equipe o órgão esteve visitando vários supermercados da zona Oeste da cidade.  “As nossas fiscalizações são feitas diariamente, em todo comércio do Estado. A intenção é proteger o consumidor contra erros de pesagem, tanto do fabricante quanto do próprio estabelecimento”, destacou o fiscal do órgão, Roni Lima.

Lima ressalta que caso a equipe constate que produto está abaixo do peso informado na embalagem, o consumidor acaba sofrendo um prejuízo irreparável. “Se o consumidor paga um quilo, ele tem que ele levar o que está sendo informado na embalagem, e não abaixo disso, como a gente costuma encontrar durante as nossas fiscalizações, em alguns produtos”, completou.

O fiscal lembrar ainda que a irregularidade também podem trazer uma série de penalidades aos donos de estabelecimentos comerciais e fabricantes de produtos pré-embalados.

“Quando o produto é do estabelecimento, o dono da empresa sofre um auto de infração. Ela é notificada, e nisso abre-se um prazo de 10 dias para que seja apresentada a defesa. O nosso jurídico analisa a situação e, dependendo do caso, há uma advertência ou punição, caso essa prática seja recorrente. Quando o erro é do fabricante, o produto é coletado, nós enviamos comunicado a empresa fabricante, para que ela acompanhe a nossa perícia. Independente se ela comparecer ou não, os trabalhos são realizados e as punições levadas adiante”, salientou.

Publicidade