Cotidiano

Pessoas de 58 anos com comorbidades serão vacinadas nesta sexta e sábado

E na segunda-feira (10), pessoas com 57 anos poderão tomar o imunizante

A vacinação contra a covid-19 para pessoas de 58 anos obrigatoriamente com comorbidades será realizada nesta sexta-feira (07) e sábado (08). E na próxima segunda (10) e terça-feira (11), pessoas com 57 anos e com comorbidades tomarão o imunizante.

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, o grupo de comorbidades será atendido de acordo com cronograma de idade e ordem decrescente para evitar aglomerações. Ainda, conforme disponibilidade de doses de vacina, 22 tipos de comorbidades serão atendidas. Confira:

Diabetes melitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR), de estágio 3, e 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; Insuficiência Cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão Pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas;

Hemoglobinas graves; Obesidade mórbida; Cirrose hepática; Valvulopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias Cardíacas; Cardiopatas congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; e Imunossuprimidos.

Conforme a Prefeitura, pessoas que não tem comorbidade ou não estão na faixa etária, não receberão a dose do imunizante. É obrigatório que se encaixem nas duas partes que compõem essa etapa da vacinação.

DOCUMENTOS

É importante que os pacientes compareçam munidos de documento oficial com foto original e cópia; original e cópia do laudo da comorbidade ou receita. As cópias ficarão retidas para registro da vacinação. Aqueles com obesidade também devem apresentar original e cópia do laudo ou exame.

Além disso, as equipes seguem vacinando também os grupos abaixo, com a devida documentação:

· Gestantes (a partir de 18 anos de idade) – apresentar cartão de vacina, CPF, original e cópia de documento oficial com foto, caderneta da gestante e cópia do laudo da comorbidade ou a receita médica;

· Puérperas (a partir de 18 anos de idade) – apresentar cartão de vacina, CPF, original e cópia do documento oficial com foto, cópia da certidão de nascimento da criança ou declaração de nascido vivo acompanhado de laudo da comorbidade ou receita médica;

· Pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos de idade) – cartão de vacina, CPF, documento oficial com foto original e cópia;

· Pessoas com deficiência permanente cadastrados no Programa de Beneficio de Prestação Continuada (BPC) (55 a 59 anos de idade) – cartão de vacina, CPF, original e cópia do documento oficial com foto.

PONTOS DE VACINAÇÃO

De segunda a sábado, das 8h30 às 17h, sem intervalos:

– Terminal de Ônibus Luiz Canuto Chaves – Centro

– Quadra do CRAS – Parque Germano Sampaio – Pintolândia

– Quadra Poliesportiva, Edécio Marques de Sousa – Praça Cidade Satélite

– Centro Universitário Estácio da Amazônia – União

– Roraima Garden Shopping – Caçari