Cotidiano

Planejamento e roteiro antecipado são essenciais na viagem

Estar preparado para os imprevistos é uma das dicas para quem quer viajar mais

Algumas dicas são fundamentais para quem quer juntar dinheiro na hora de viajar. Estar preparado para imprevistos e ter um plano B pode parecer não tão importantes, mas são extremamente necessárias para quem quer fazer mais de uma viagem ao ano. Conversamos professor José Maria Neto Rodrigues. Analista do Tribunal de Justiça, Neto é um viajante assíduo.

Confira dicas.

Planejamento. Quem quer viajar bastante tem que planejar. O planejamento significa economizar custos com hotel e passagens e até mesmo com tickets para parques e eventos. “Muitas vezes você comprando a passagem adiantada você acaba comprando em valores mais baratos” explica. A antecedência na hora de definir um roteiro é essencial. “Os passeios podem ser feitos a partir desse roteiro, você começar a executar as propostas fazendo compras com antecedência e principalmente antecipando as compras de passagens e reservas de hotel” relata.

Roteiro antecipado.

Para um bom planejamento é necessário que você defina o roteiro. Após o roteiro pronto é a hora da pesquisa. “Você precisa pesquisar muito, pesquisar passagens, pesquisar hotéis e os pontos turísticos. O planejamento fica mais fácil com ajuda da internet. Existe a possibilidade de você fazer um roteiro pré-definido e através desse roteiro você consegue construir todo o seu planejamento, evitando o desperdício e principalmente economizando os recursos disponíveis” diz.

Esteja preparado para o imprevisto.

Imprevisto sempre acontece isso faz parte. Às vezes o hotel não acha sua reserva, ou a companhia cancela um voo, o viajante pode passar mais tempo maior no aeroporto. Você pode ser furtado ou perder dinheiro e documentos.

“Infelizmente quem se propõe a fazer viagens principalmente por exterior está sujeito a esse tipo de demanda que é o imprevisto. É muito importante a pessoa tenha calma e equilíbrio emocional para administrar a situação e tentar reparar o dano. Para evitar,a melhor forma é se prevenir que essas coisas ocorram, já está preparado para situações com um dinheiro extra e um cartão de crédito extra. Ter os contatos com pessoas que possam ajudar, e principalmente as embaixadas que auxiliam os turistas.  Para quem viaja muito, mais cedo ou mais, o problema pode ocorrer” explicou.