Cotidiano

Plataforma permite venda direta entre produtores e consumidores

O usuário pode acessar a plataforma Parr no endereço eletrônico parr.rr.gov.br e escolher o município de Roraima onde quer realizar a compra e o produto a ser comprado ou vendido

A plataforma Produtos da Agricultura de Roraima (Parr) foi criada para ser um espaço virtual de vendas, onde a tecnologia irá auxiliar os produtores rurais a escoar a sua produção de forma segura e digital. A plataforma foi criada pela Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com algumas instituições.

De acordo com o secretário de Agricultura Emerson Baú, a plataforma de negócios foi desenvolvida para ligar produtores e compradores de alimentos da agricultura, se tornando uma alternativa para quem está em isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus.

“Com essa ferramenta, nós estamos aproximando o vendedor do comprador. A facilidade será incluída para quem pode comprar esses alimentos, além do que os produtores poderão ofertar nas modalidades de atacado e varejo. Seja em pequena ou grande quantidade, donas de casa, supermercados e mercadinhos que queiram novos fornecedores vão encontrar o que precisam na plataforma Parr”, explicou Baú.

Algumas instituições são parceiras da Seapa na implantação do Parr, são elas: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Roraima (Sebrae), Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faer), Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e Sindicato e Organização das Cooperativas de Roraima (OCB/RR).

COMO UTILIZAR – O usuário pode acessar a plataforma Parr no endereço eletrônico parr.rr.gov.br e escolher o município de Roraima onde quer realizar a compra e o produto a ser comprado ou vendido; em seguida, o usuário encontra informações do contato do vendedor ou comprador. Dentre as funcionalidades, estão os filtros de preço, forma de venda e entrega (delivery ou presencial).

O vendedor deve fazer o cadastro inicial para acessar a plataforma – que é intuitiva e fácil de usar. Após fazer o login, preenche o formulário com todas as informações do produto que pretende vender: a unidade, preço, escolha da opção de entrega, a modalidade de atacado ou varejo. A foto do produto é importante no cadastro. Após todas as etapas, o sistema verifica os dados para validar e põe o produto no ar.