Cotidiano

Poder Judiciário finaliza mais de 60 mil processos em 2019

O Poder Judiciário realizou durante todo o ano mutirões de metas e de descongestionamento, que envolveu magistrados e servidores.

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) alcançou a marca de 61. 830 processos arquivados neste ano.

Para alcançar este feito, o Poder Judiciário realizou durante todo o ano mutirões de metas e de descongestionamento, que envolveu magistrados e servidores.

Todo o trabalho foi realizado sob a coordenação da Presidência e da Corregedoria Geral de Justiça. Dentre os processos arquivados estão ações penais, cíveis e execuções fiscais.

Para o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, o ano de 2019 foi o ano mais produtivo da história judiciário roraimense.

“Pela primeira vez o Poder Judiciário de Roraima bateu todas as metas de produtividade do CNJ [Conselho Nacional de Justiça]. Nos anos anteriores, apesar de já termos nossa produtividade reconhecida com o IPC-JUS 100% e com o Selo Ouro, sempre faltavam duas ou mais metas. Em 2019 todas as metas, sem exceção, foram alcançadas” declarou.

A redução da taxa de congestionamento dos tribunais de todo país segue um indicador do CNJ, que auxilia os tribunais na busca por mais celeridade na prestação de serviços a quem precisa da justiça brasileira.

Para a secretária de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça de Roraima, Inaiara Sá, a redução do índice de congestionamento de processos em Roraima representa a efetiva realização da justiça e a promoção da paz social.

“Significa que fomos poucos congestionados. No final do ano é que a gente consegue fazer mais arquivamentos, pois já deu o tempo necessário para tramitação dos processos. Quanto menor nossa taxa de congestionamento, maior a certeza de que o conflito foi finalizado para as partes. Conseguimos pegar o impasse e resolver do inicio ao fim”, explicou.