Cotidiano

Polícia Militar dá dicas para deixar a casa segura durante viagem

Conforme PMRR, em geral, os infratores buscam residências que ofereçam o mínimo de esforço

Durante feriado prolongado era comum a população roraimense viajar, porém, ao retornar para casa, algumas famílias tinham experiências de casa furtada ou arrombada. Por isso, mesmo com a recomendação de não sair de casa devido a alta circulação do coronavírus, é importante ter cuidados com a segurança da residência.

Conforme a Polícia Militar de Roraima (PMRR), o furto de casa é um crime de oportunidade e, em geral, os infratores buscam residências que ofereçam o mínimo de esforço.

Para evitar prejuízos, o subcomandante do policiamento de Boa Vista, major Wesley Santos Mantenha, orienta que nas residências onde há sistema de alarme, os proprietários devem deixar funcionando e que faça a manutenção correta. Como também, outras instruções.

“Não deixe luzes acesas durante toda a viagem, elas chamam atenção durante o dia, indicando a ausência dos proprietários. Desligue a campainha. Pessoas podem acioná-las em diferentes horários para detectar casas vazias. Porém, se não ouvirem o sinal sonoro não poderão ter certeza se o dispositivo está com defeito ou se a casa está vazia. Verifique também os portões, e tenha certeza de que estejam totalmente fechados antes de partir”, explicou.

Conforme ele, caso tenha alguém de confiança nas proximidades, pode-se entregar uma cópia da chave da casa para que a pessoa faça visitas enquanto os moradores estiverem ausentes, demonstrando que há presença de pessoas na casa. Ainda, que é mais seguro não postar nas redes sociais e comentar sobre a viagem pretendida.

Para reforçar, major Santos recomendou que as pessoas deixem sempre um telefone de contato caso tenha alguém de confiança nas proximidades, para avisá-lo de possíveis problemas com a casa. “E claro, acionar a PMRR, via 190, em casos de movimentação suspeita, próximo as residências, mesmo que os moradores estejam no local”, ressaltou.

Para maiores cuidados e aumentar a segurança, uma boa iluminação no ambiente externo e presença de cães também é uma sugestão. Esses dois, segundo a polícia, são fatores que podem fazer que o infrator evite entrar na residência, pois a presença pode ser notada pela vizinhança.

OUTRAS DICAS DE SEGURANÇA – A PMRR ainda sugeriu as seguintes dicas:

– Desligar registros de água e gás;

– Antes de sair, verificar se janelas e portas estão bem trancados;

– Não deixar dinheiro e joias em casa;

– Não deixar ferramentas do lado de fora da casa ou objetos que facilitem a transposição do muro, tais como cadeiras, pedaços de madeira tipo viga etc.

REDUÇÃO DAS OCORRÊNCIAS – Mesmo sendo comum furtos de residências, de acordo com dados do setor de Estatística da PMRR, entre 2019 e 2020, houve redução de 24% nas ocorrências de violação de residências.