Cotidiano

Polícia da Guiana apreende avião e um dos pilotos é de Boa Vista

Aeronave caiu nas proximidades do Rio Mazaruni, ao norte da Guiana, local onde no solo há quantidade expressiva de ouro

A FolhaBV recebeu informações de que a polícia da cidade de Issano, Região 7, na República Cooperativa da Guiana, teria sido acionada por volta das 22h20 desse domingo (13), para verificar uma denúncia de que uma aeronave Cessna, supostamente brasileira, teria pousado nas proximidades do Rio Mazaruni, região onde no solo há quantidade expressiva de ouro, ao norte da Guiana.

Chegando ao local, a polícia teria prendido três homens, sendo dois pilotos, um de Boa Vista, capital de Roraima, de 38 anos; e outro da cidade de Tumeremo, na Venezuela, de 29 anos; e um técnico de internet, 35 anos, da cidade de Manaus, no Amazonas.

Segundo uma fonte ouvida pela Folha, os três homens foram questionados por meio do Google Translator, e informaram que estavam indo para o Suriname acompanhando outra aeronave, quando o avião pilotado por eles apresentou problemas mecânicos e fizesse um pouso forçado, o que fez com que um dos ocupantes sofresse uma fratura no braço direito e pequenos hematomas no rosto. Há ainda informações que a outra aeronave também teria caído, mas até o momento não foi localizada”, disse.

A aeronave permanece em solo guianense, sob segurança policial, e as investigações continuam (Foto: Divulgação)

Ainda de acordo com a fonte, a aeronave foi examinada mas não houve danos visíveis na fuselagem, e buscas também foram realizadas no avião, na presença dos três tripulantes, mas nada de ilegal foi encontrado. Outras buscas foram realizadas nas proximidades, mas, aparentemente, está tudo dentro da normalidade.

“Os três homens foram presos e levados sob custódia junto com seus pertences pessoais, como celular; telefone via satélite; identificação, e outros itens. A aeronave permanece em solo guianense, sob segurança policial, e as investigações continuam. Há suspeita de que o avião seria usado em garimpos guianenses, mas ainda precisa ser esclarecido”, ressaltou.

PF-RR – A reportagem entrou em contato com a Polícia Federal em Roraima para saber se foi mantido algum contato das autoridades policiais da Guiana com a PF local mas informou que ainda não está sabendo do ocorrido.