Cotidiano

Policiais militares cobram pagamento de diárias atrasadas desde 2017

Os militares informaram que não receberam o reembolso das passagens aéreas e nem as diárias devidas para cobrir as despesas

Policiais militares informaram à FolhaBV, que o Comando da Polícia Militar de Roraima ainda não fez o pagamento de diárias, por participarem do Curso de Habilitação de Oficiais, que foi realizado em 2017, na Academia Coronel Walterler, no Rio Grande do Norte.

Eles alegam que, depois de quatro anos ainda não receberam o reembolso das passagens aéreas e nem as diárias devidas para cobrir as despesas com estadia, alimentação e locomoção urbana.

“Tivemos que arcar com todas as despesas. Esse pagamento está previsto no artigo 19 da Lei Complementar 224/2014, que dispõe sobre o sistema remuneratório dos militares do estado de Roraima, por meio de subsídio”, informou um militar, que pediu para não ser identificado.

“Além dessas despesas, ainda tivemos que pagar mensalidades cobradas pela Academia Coronel Walterler. Apesar das inúmeras cobranças, o Comando da PM não informou a previsão de pagamento dessas diárias, demonstrando total desrespeito e desprezo com os militares que se deslocaram para o Rio Grande do Norte, para se qualificar e ascender na carreira policial militar”, ressaltou.

Eles disseram que foi destinado no orçamento da Polícia Militar de 2021, verbas para pagamento dessas diárias para os militares que participaram do curso. “Mas, até agora, o Comando da PM não demonstrou interesse em solucionar esta demanda.

OUTRO LADO – A Polícia Militar se manifestou por meio de nota. Confira na íntegra:

A Polícia Militar informa que cerca de 25 policiais militares, requereram o reconhecimento do direito ao recebimento das diárias relativas ao Curso de Habilitação de Oficiais, realizado no ano de 2017, no Rio Grande do Norte.

Informa que a solução foi deferida para todos os requerimentos com apreciação do reconhecimento dos direitos pecuniários desses policiais. Porém, por serem direitos inerentes a exercícios orçamentários anteriores, foi necessário realizar o processo de reconhecimento de dívida, em atendimento à Legislação vigente.

A partir de então, o valor pecuniário está em processo de remanejamento orçamentário, para efetivação dos respectivos pagamentos. E tão logo se conclua essa etapa burocrática, os militares receberão os recursos.