Cotidiano

População apresenta demandas ao governo para elaboração do PPA 

As consultas públicas serão encerradas nesta quarta-feira (31), em Boa Vista, com a participação de moradores de Alto Alegre e Cantá

Infraestrutura, saúde, educação e segurança de qualidade estão entre as demandas apresentadas por políticos e moradores dos municípios do interior do estado durante as audiências públicas que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado. A finalidade é ouvir os pedidos da população roraimense para a estruturação do Plano Plurianual (PPA) referente ao exercício 2020-2023. Nesta terça-feira (30), haverá audiência em Iracema com a participação de representantes dos munícipios de Caracaraí e Mucajaí. No dia seguinte a consulta pública se encerrará em Boa Vista com a participação de integrantes do Alto Alegre e Cantá. As audiências já aconteceram em Bonfim, Normandia, Pacaraima, Uiramutã, Amajari, Caroebe, São João da Baliza, São Luiz e Rorainópolis.

Dos eventos participam secretários estaduais que apresentam seus trabalhos naquilo que estão planejando para o exercício do PPA e em seguida é aberto um prazo para a sociedade civil fazer apresentação de suas demandas, que vão desde infraestrutura, educação, segurança, saúde, entre outros assuntos. Concluídas as explanações, são montados grupos que têm prazo para discutir sobre as prioridades para o município e se escolhe um representante para apresentar essas demandas. “Queremos ter um plano preparado para aquela realidade do município. Aliás, quem está na ponta, vivenciado o problema dia a dia, é que sabe onde o sapato aperta”, disse o secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Jorge de Lima.

Sobre as prioridades do PPA ele esclareceu que, como está em fase de elaboração das propostas, ainda não se tem o planejamento fechado. “Após esse período das audiências ainda estaremos, por meio do site www.seplan.rr.gov.br, com uma aba específica aberta para sugestões da população. Após isso, iremos discutir com as secretarias quais são as prioridades para os próximos anos. Finalizada essa parte teremos a estrutura do plano plurianual pronta e saberemos as prioridades setoriais do nosso governo para os três próximos anos desse e o primeiro ano para o governo que virá. O que será executado nesses próximos anos precisa estar nesse instrumento legal que é o PPA. Ou seja, vai estabelecer aquilo que o governo deverá fazer até 2023”, comentou.

Marcos Jorge de Lima informou que durante esse processo de elaboração do PPA, também está sendo feito o planejamento estratégico de longo prazo, chamado ‘Roraima 2030’, um projeto com meta de desenvolvimento e crescimento econômico. “Temos a visão de que precisamos promover a melhoria do ambiente de negócios, induzir a nossa economia, melhorar a participação do setor privado na composição do Produto Interno Bruto roraimense, que hoje 49% desse PIB depende da administração pública. Para tanto, estamos fazendo um trabalho em parceria com as secretarias de estado para que tenhamos, além do PPA, uma visão de estado de onde queremos chegar até 2030”, ressaltou.