Cotidiano

População deve ficar alerta sobre golpes com nomes de instituições

Estelionatários se passam por servidores de instituições confiáveis para aplicar golpes

A FolhaBV recebeu uma denúncia sobre um novo golpe, onde os estelionatários usam nomes de servidores de instituições confiáveis para fazer vítimas. A Polícia Civil orienta que a população sempre confirme a veracidade dos documentos apresentados junto aos órgãos citados.

Com o advento da tecnologia, muitos são os casos em que criminosos alegam serem de instituições conhecidas, mas a polícia indica as pessoas confirmarem as informações repassadas pelos suspeitos, pois existem várias fontes abertas que podem confirmar se são autênticas ou não.

Polícia Civil ressalta que em muitos casos de estelionato, os golpistas conseguem documentos funcionais, em razão do servidor  perder o documento, e, com isso tentam convencer a vítima de que a proposta falsa é verdadeira, dando mais credibilidade.

“Quanto a depósitos em contas bancárias, o cidadão pode confirmar se conhece a pessoa para quem está sendo feita a transferências e deve evitar fazer depósitos/ transferências para contas de terceiros”, orientou a polícia.

Outra situação é quanto a negócios feitos às pressas. “É importante analisar as informações prestadas e buscar confirmar sua autenticidade,  principalmente quando o negócio é realizado com empresas ou pessoas físicas não conhecidas ou on-line”, completou.