Cotidiano

População deve se adequar para evitar novas restrições

Arthur Henrique afirma que a adesão às regras vai evitar que outras ações mais severas sejam adotadas

O prefeito de Boa Vista Arthur Henrique (MD) pediu apoio da população para evitar que novas medidas restritivas sejam necessárias. O pedido foi feito durante coletiva de imprensa nessa quarta-feira (27). 

“A população ajuda ao compreender todas as situações. São medidas difíceis para prefeitura tomar. Sabemos que não retornar com as aulas particulares é um grande prejuízo, não só para Boa Vista. No entanto, as decisões são necessárias no momento”, disse Arthur Henrique.

Confira as novas medidas adotadas pela Prefeitura de Boa Vista, que entram em vigor a partir desta quinta-feira (28)

Bares e Restaurantes

Bares, restaurantes, lanchonetes, conveniências, sorveterias, flutuantes e distribuidores estão proibidas de fazer atendimento presencial de clientes depois das 15h de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana, estes estabelecimentos só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive trhu. As medidas restritivas terão a duração de 15 dias e passam a valer a partir desta quinta-feira, 28. 

Missas e Cultos

Missas, rituais e cultos de qualquer natureza também foram suspensos pelo período de 15 dias. Com relação às igrejas, Arthur destacou que esses locais estão seguindo o protocolo de prevenção, porém, a maioria das celebrações acontece aos finais de semana e no mesmo horário, aumentando assim o movimento nas ruas da cidade.

Processo Seletivo

Um novo processo seletivo será lançado nessa sexta-feira (27) de acordo com o prefeito Arthur Henrique (MDB), a informação foi dada durante Coletiva de imprensa nessa quarta-feira (27) 

Serão 296 vagas, que serão distribuídas em 120 médicos, 60 enfermeiros, 96 téc. em enfermagem e 20 farmacêuticos que atuarão especialmente no Combate à Covid.

Arthur Henrique também ressaltou a liminar que obriga o Governo Federal a recontratar 10 médicos retirados das UBS’s de Boa

Vista em plena pandemia.

AUMENTO DE CASOS
– As medidas levam em consideração o aumento de 46% de novos casos de covid-19 na capital, em janeiro. Outro fator determinante é a taxa de ocupação no Hospital Geral de Roraima (HGR), unidade responsável pelo atendimento de casos graves da doença, que tem atualmente 100% dos leitos ocupados.

Sobre o aumento de casos, o infectologista Joel Gonzaga falou sobre a gravidade da nova variante do coronavírus e sobre a importância das pessoas que são do grupo de risco de manterem os cuidados de forma rígida para evitar o contágio da doença.

Ele recomenda mudanças de hábitos, como ficar dois metros de distância das pessoas. Ele pede para que estas evitem receber visitas e comer junto com outras pessoas.

“Cada um deve assumir a responsabilidade na pandemia, não apenas o poder público” reforçou.

Veja o vídeo: 

(Foto: Nilzete Franco/FolhaBV) 

Dentre as novas medidas adotadas pelo município, estão:

Seletivo para contratação de 296 novos profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos);

Proibição de eventos (festas, aniversários);

Suspensão de pontos facultativos para serviços como a Saúde e Segurança;

Desligamento das luzes das quadras poliesportivas dos espaços públicos;

Fechamento do Bosque dos Papagaios e balneários públicos;

Cancelamento do carnaval;

Fechamento da Vila Olímpica;

 Suspensão dos atendimentos presenciais no Palácio 9 de Julho e nas secretarias municipais, priorizando os canais digitais: e-mail, redes sociais e o site oficial da prefeitura: www.boavista.rr.gov.br;

Intensificação das fiscalizações e orientações aos comerciantes e à população sobre as normas de segurança, em parceria com a Guarda Municipal, Defesa Civil e agentes das secretarias de Meio Ambiente e Finanças;

Desligamento das fontes das praças;

Bares, restaurantes e similares devem funcionar com atendimento presencial até às 15h, de segunda a sexta-feira, respeitando o limite de 30% da capacidade;

Depois das 15h, esses estabelecimentos só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru;

Aos sábados, domingos e feriados, os estabelecimentos comerciais que se enquadram nessa categoria só poderão funcionar em sistema de delivery ou drive thru;

Suspensão das aulas nas escolas particulares por 15 dias;

Suspensão de cultos religiosos e missas por 15 dias.