Cotidiano

População lota Hemocentro para doar sangue para feridos

Mais de 100 doadores compareceram ao hemocentro para ajudar possíveis feridos. Por conta da alta demanda, o numero de funcionários foi insuficiente

A explosão de uma empresa de gás chocou e está mobilizando a população de Boa Vista. Nesta terça-feira, 15, a sala de espera do Hemocentro ficou pequena para o número de doadores que procuraram a instituição para colaborar após a tragédia que deixou feridos em unidades de saúde na capital. 

A doadora Sijane Oliveira do Nascimento, disse que assim que tomou conhecimento do acidente, compareceu para doar sangue. 

“Soubemos que aconteceu a tragédia hoje e já sou doadora há muito tempo e tomei a posição de vir ajudar alguém que pode estar precisando desse sangue. Assim como eu, muitas outras pessoas também que tá bem movimentado esse hemocentro. Queremos ajudar quem tá precisando, questão de consciência né porque tem pessoas realmente que precisa”

OUÇA O ÁUDIO DA DOADORA

No local os servidores pediam que a população deixasse para doar depois, pois a estrutura de servidores do hemocentro não estava preparada para o grande número de doações.

A expectativa é que o local atendesse cerca de 200 doadores. O hemocentro priorizou pessoas com sangue tipo ‘O’ positivo ou negativo.  

A Sesau informou que o hemocentro não se encontra com baixo efetivo, porém com o acidente e o grande número de doadores,  a unidade superlotou por conta do fato da doação requerer um longo processo de análise. Disse ainda que não procede a informação de que o local esteja fechado.

“Em razão da complexidade e de demanda de bolsas de sangues para transfusão, a Sesau informa que excepcionalmente hoje (15) o Hemocentro funcionará sem intervalo para almoço, até às 19h. A Secretaria ressalta que toda a equipe técnica está a postos para atender a população da melhor forma possível para evitar filas e transtornos aos doadores”

Caso o doador não atenda aos requisitos clínicos no momento da doação, o mesmo poderá receber orientação para retornar à unidade posteriormente.

Critério para doação:

– Estar bem de saúde

– Não ter consumido alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas nas últimas 12h

– Peso mínimo 50kg

– Estar bem alimentado

– Fazer repouso minimo de 6 horas na noite anterior a doação

– Evitar fumar pelo menos duas horas antes e depois da doação