Cotidiano

População reclama de postos de saúde fechados no feriado

As unidades básicas de saúde da Prefeitura de Boa Vista não abriram domingo e nem nesta segunda-feira. No sábado, apenas quatro UBS funcionaram das 8h às 13h

A FolhaBV tem recebido várias reclamações de leitores indignados, por conta dos postos de saúde fechados há três dias, em pleno período de pandemia. 

No sábado (27), a prefeitura manteve aberta apenas quatro unidades: Olenka Macellaro, Mariano de Andrade, Aygara Motta e Délio Tupinambá, que atenderam somente no horário das 8h às 13h.

Nesta segunda-feira (29), feriado de São Pedro, as unidade básicas de saúde estão todas fechadas, conforme nota enviada à Redação da Folha, na última sexta-feira (26), pela Prefeitura de Boa Vista.

Entre os munícipes que precisaram de atendimento médicos nos postos da prefeitura nesse final de semana está Leandro Bessa. Em um relato publicado em rede social, ele contou que ligou para o 156 da Prefeitura de Boa Vista, para se informar onde encontraria atendimento médico para Covid-19.

“Eram ainda 21h13 e eu imaginava que alguma UBS estivesse funcionando, afinal estamos em meio a uma pandemia com milhares de doentes”, disse Leandro no seu relato. 

Leandro contou que no serviço de call center da prefeitura, o atendente havia lhe informado que as UBS já estavam fechadas, e que no domingo não funcionariam e nem na segunda-feira, porque seria feriado. 

“O atendente me aconselhou a ir na terça-feira na UBS. É surpreendente. Quer dizer que eu tenho que esperar o meu quadro agravar para então buscar o atendimento de alta complexidade no HGR, porque as UBS que deveriam atender a baixa complexidade estão fechadas”, questionou Leandro. “Só faltou o atendente falar que a UBS fecharia no horário de almoço também, na terça”, complementou. 

Leandro ressaltou que gostaria de entender qual a dificuldade da Prefeitura de Boa Vista em colocar as UBS para funcionar 24 horas, igual acontece em outras capitais brasileiras. “Não, a culpa não é dos servidores e nem estou dizendo que os profissionais de saúde têm que sacrificar os finais de semana e feriados, Mas tem verba para contratar mais pessoal”, afirmou.