População reclama de postos de saúde fechados no feriado - Folha de Boa Vista
EM PLENA PANDEMIA
População reclama de postos de saúde fechados no feriado
As unidades básicas de saúde da Prefeitura de Boa Vista não abriram domingo e nem nesta segunda-feira. No sábado, apenas quatro UBS funcionaram das 8h às 13h
Por Folha Web
Em 29/06/2020 às 10:43
Postos de saúde da Prefeitura de Boa Vista fechados em pleno pico da pandemia do coronavírus (Foto: Semuc/PMBV)

A FolhaBV tem recebido várias reclamações de leitores indignados, por conta dos postos de saúde fechados há três dias, em pleno período de pandemia. 
No sábado (27), a prefeitura manteve aberta apenas quatro unidades: Olenka Macellaro, Mariano de Andrade, Aygara Motta e Délio Tupinambá, que atenderam somente no horário das 8h às 13h.

Nesta segunda-feira (29), feriado de São Pedro, as unidade básicas de saúde estão todas fechadas, conforme nota enviada à Redação da Folha, na última sexta-feira (26), pela Prefeitura de Boa Vista.

Entre os munícipes que precisaram de atendimento médicos nos postos da prefeitura nesse final de semana está Leandro Bessa. Em um relato publicado em rede social, ele contou que ligou para o 156 da Prefeitura de Boa Vista, para se informar onde encontraria atendimento médico para Covid-19.

“Eram ainda 21h13 e eu imaginava que alguma UBS estivesse funcionando, afinal estamos em meio a uma pandemia com milhares de doentes”, disse Leandro no seu relato. 

Leandro contou que no serviço de call center da prefeitura, o atendente havia lhe informado que as UBS já estavam fechadas, e que no domingo não funcionariam e nem na segunda-feira, porque seria feriado. 

“O atendente me aconselhou a ir na terça-feira na UBS. É surpreendente. Quer dizer que eu tenho que esperar o meu quadro agravar para então buscar o atendimento de alta complexidade no HGR, porque as UBS que deveriam atender a baixa complexidade estão fechadas”, questionou Leandro. “Só faltou o atendente falar que a UBS fecharia no horário de almoço também, na terça”, complementou. 

Leandro ressaltou que gostaria de entender qual a dificuldade da Prefeitura de Boa Vista em colocar as UBS para funcionar 24 horas, igual acontece em outras capitais brasileiras. “Não, a culpa não é dos servidores e nem estou dizendo que os profissionais de saúde têm que sacrificar os finais de semana e feriados, Mas tem verba para contratar mais pessoal”, afirmou.

VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
5
6
Cadastrar-me Enviar Comentário
Rafinha disse: Em 29/06/2020 às 14:38:39

"UBS é Unidade BÁSICA de Saúde e não Pronto atendimento. Em nenhum lugar do país UBS funciona em domingo e feriado. Aqui a população ainda tem sorte que tem as que funciona até às meia noite e no sábado. Pq a maioria no Brás não tem esse horário estendido."