Cotidiano

Posso cancelar viagem por causa do coronavírus? Veja regras

Saiba como cancelar passagens sem custos

A confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil aumentou a preocupação em relação a uma possível contaminação durante viagens internacionais. Com o surto se alastrando pelo mundo, muitas pessoas já pensam em cancelar suas viagens. Uma recomendação feita até mesmo pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Para quem vai viajar de férias e está preocupado com uma possível contaminação pelo coronavírus, o diretor nacional do buscador Viajalá também recomenda adiar os planos de viagem, ou, pelo menos, alterar o destino. “Viagens costumam ter como objetivo o prazer, o descanso, o relaxamento. Se o turista está com medo e vai viajar tenso, nervoso, achando que pode ser contaminado a qualquer momento, talvez seja melhor adiar os planos para não desperdiçar seu tempo e dinheiro”, afirmou.

O problema é que pode não ser tão simples assim cancelar uma passagem aérea já comprada e receber o reembolso integral do valor pago, especialmente se a viagem estiver programada para locais nos quais o surto de coronavírus ainda não é intenso. Cada companhia aérea adota sua própria regra. “O melhor é entrar em contato com a companhia aérea o quanto antes e estar atento às suas redes sociais, porque essas orientações são atualizadas constantemente, conforme o avanço da doença, e tanto as datas permitidas para trocas quanto os países de destino podem mudar a qualquer momento”, afirmou o diretor do Viajalá.

Air Canada

A companhia aérea canadense está permitindo remarcação sem custo para passagens com destino final nas cidades italianas de Bolonha, Milão, Turim, Verona, Veneza, Trieste e Gênova para bilhetes emitidos até 26 de fevereiro para viagens até 9 de março. A passagem pode ser remarcada até 30 de abril. A Air Canada também teve voos cancelados para a China, Hong Kong e Coreia do Sul. As mudanças podem se prolongar até o dia 30 de abril, dependendo do destino.

Air China

A companhia aérea chinesa manteve os voos entre a China e o Brasil. O avião parte de Pequim (China) e faz uma escala em Madri (Espanha) antes de seguir viagem ao aeroporto de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Os passageiros, no entanto, podem cancelar a passagem sem custos. A regra é válida para todos os bilhetes com o número a começar em “999” (incluindo bilhetes de recompensa de milhas) adquiridos antes das 00:00 de 28 de janeiro de 2020 para voos operados pela Air China ou voos em parceria com código CA com uma data de viagem posterior a 1 de janeiro de 2020 (inclusive). Os passageiros podem solicitar os reembolsos pelos canais originais nos quais os bilhetes foram adquiridos. Passagens compradas pelo site e aplicativo da Air China podem ser reembolsados diretamente no pedido de compra original.

Air Europa

A Air Auropa afirmou que adotou uma política que permite alteração de bilhetes – exclusivamente para o destino Itália. Para ter o direito, a passagem deve ter sido emitida até 23 de fevereiro e com voos até 15 de março. A marcação de nova data de voo deve ser até 15 de junho de 2020, na mesma classe do bilhete original, sem penalidade ou aplicando diferença de tarifa, se houver. Os critérios de permanência máxima e mínima, bem como reembolso, estão sujeitos às condições de tarifa.

Air France

Desde 30 de janeiro, a Air France suspendeu temporariamente seus voos para a China continental afetados pelo coronavírus. A suspensão segue até o dia 28 de março. “A partir de 29 de março de 2020, dependendo da evolução da situação, a Air France e a KLM planejam retomar gradualmente as operações de e para Xangai e Pequim, alternando um voo diário para cada destino. Dessa forma, Xangai e Pequim serão servidos diariamente da Europa, via Paris pela Air France ou Amsterdã pela KLM, dependendo do dia da operação. Um horário normal de voo deve ser retomado a partir de 13 de abril de 2020”, afirmou a empresa. Segundo a empresa, o voo para Wuhan permanecerá suspenso. A empresa também afirmou que está monitorando a situação na China em tempo real e trabalha em estreita colaboração com as autoridades sanitárias nacionais e internacionais desde o surto do coronavírus.

Alitalia

A companhia aérea ainda não informou regras para mudanças de voos. American Airlines A American Airlines atualiza as informações sobre cancelamentos de voos diariamente. Passageiros com viagem marcada para Coreia do Sul, Hong Kong, Pequim e Xangai até 24 de abril podem pedir reembolso ou remarcar o bilhete sem custos. Viagens para a Itália programadas até 15 de março também podem ser alteradas. As cidades italianas afetadas são Bolonha, Florença, Milão, Nápoles, Turim, Veneza e Verona.

A Azul

A Azul afirmou que está disponibilizando a opção de reembolso integral da passagem para clientes com conexão em Lisboa ou Porto, ambas em Portugal, e que tem como destino ou origem a Itália. Em caso de dúvidas, os clientes com voos para o país podem procurar os canais oficiais de atendimento para esclarecimentos. Os números são: 4003 1118 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800 887 1118 (para demais regiões). Caso queira, o Cliente também pode entrar em contato com a Azul por meio do chat disponível no aplicativo da empresa.

British Airways

A British Airways cancelou todos os voos para Pequim e Xangai até 17 de abril. Os passageiros afetados podem solicitar o reembolso diretamente no site da companhia aérea. Embora continue operando voos para a Itália, os passageiros com viagem marcada até 2 de março para as cidades de Milão, Turim, Bolonha, Veneza, Bergamo e Verona podem remarcar a passagem para voar até 31 de março.

Delta Air Lines

A Delta afirmou que, desde janeiro, a companhia vem adotando diversas medidas que visam prioritariamente a segurança e a saúde de seus colaboradores e clientes. Os voos da companhia entre os Estados Unidos e as cidades chinesas de Xangai e Pequim foram suspensos até 30 de abril. Nesta semana, a empresa também anunciou que está reduzindo temporariamente o número de voos semanais que opera entre os Estados Unidos e Seul-Incheon (ICN), na Coreia do Sul. A medida seguiu as orientações do CDC, recomendando que os viajantes evitassem viagens não essenciais a Seul

Emirates Airlines

A Emirates conta com uma página dentro do site com informações atualizadas sobre o Covid-19. A empresa teve voos afetados para diversos destinos, como Bahrein, Hong Kong, Irã, Arábia Saudita, China, Singapura e Tailândia. As datas e regras de remarcação mudam de acordo com o destinos. Os detalhes podem ser acessados aqui. Ethiopian Airlines A empresa não tem alterações em seus voos.

Gol

A Gol afirmou que opera voos internacionais apenas para os países da América do Sul, América Central, Miami (EUA) e Orlando (EUA) e que não sofreu impacto até o momento com relação ao coronavírus. “A companhia vem seguindo recomendações do órgão sanitário e tomando as medidas cabíveis. Antes do embarque, na hipótese de um cliente com passagem pelos países impactados apresentar sintomas de gripe, e a suspeita do coronavírus se confirmar, a empresa pode impedi-lo de voar como forma de zelar pela saúde e segurança dele e dos demais viajantes, e seguirá os protocolos alinhados com o agente sanitário”, disse. Em relação aos passageiros, a Gol afirmou que cumpre todos regulamentos estabelecidos pela Anac. “A Gol comunica, ainda, que está acompanhando de perto a possível evolução do coronavírus no Brasil, e reforça que toda a sua equipe de atendimento, em solo, no ar e nos canais digitais, estão a postos para sanar quaisquer dúvidas de Clientes sobre suas viagens. Informações podem ser obtidas no site www.voegol.com.br, aplicativo e pelo telefone da Central de Relacionamento, 0300 115 2121”, afirmou.

Iberia

A Iberia permitirá a alteração de bilhetes emitidos até 25 de fevereiro para embarques entre 25 de fevereiro e 15 de março, em voos para o Japão e Itália (Milão, Bolonha, Turim e Veneza). Os passageiros poderão alterar seu voo sem penalidade para até 31 de março, desde que a passagem seja para a mesma classe. Os voos para a China estão cancelados, sem data prevista de retorno.

Latam

A Latam tem voos diretos para Milão, capital da Lombardia. A região é a que concentra o maior número de casos de coronavírus na Itália. A companhia aérea afirmou que, no caso específico de Milão, a empresa está flexibilizando as regras de remarcação e reembolso para os passageiros com viagem programada ao destino, que poderão optar por uma das seguintes opções sem multa: Passageiros que emitiram bilhetes na China também podem ter alteração sem custo dependendo do destino da viagem.

Qatar Airways

A Qatar cancelou diversos voos em virtude da epidemia de coronavírus até o dia 30 de abril. A empresa recomenda que os passageiros verifiquem o status do voo no site da companhia aérea. Se você reservou sua passagem no site da Qatar, poderá alterar a reserva ou solicitar reembolso diretamente com a companhia aérea. Se você reservou seus bilhetes por meio de um agente de viagens, entre em contato com o agente para alterar ou reembolsar sua reserva.

TAP

A companhia aérea ainda não informou regras para mudanças de voos.