Cotidiano

Postos de saúde não funcionam nesta segunda-feira

Com a antecipação do feriado desta terça-feira para hoje, 7, nenhuma Unidade Básica de Saúde está funcionando na capital

Quem precisou se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na manhã desta segunda-feira, 7, véspera de feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, pode ter encontrado as portas fechadas. Com a antecipação do feriado para segunda-feira, 8, a maioria dos serviços públicos está funcionando em horários diferenciados, o que não foi o caso dos postos.

Durante o programa Bom Dia Roraima desta segunda-feira, na Rádio Folha FM 100.3, moradores enviaram mensagens e participaram ao vivo, denunciando a situação. Uma moradora do bairro Centenário disse ter se dirigido à UBS próxima da sua casa, mas encontrou a unidade fechada.

“A gente não tem hora pra ficar doente, ou pra morrer. Se alguém, como eu, precisar e procurar atendimento hoje, não vai encontrar por conta da Prefeitura. Eleitor só tem valor mesmo no dia da eleição, a prova tá aí”, disse.

Outro morador, do bairro Cauamé, também voltou para casa sem atendimento e sem entender o motivo do não funcionamento. 

“O coronavírus acabou, né? Porque se não tem um posto de saúde funcionando, é sinal de que não tem ninguém doente. Mas é assim, né? A eleição já acabou mesmo”, relatou. 

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura para saber o motivo do não funcionamento das UBS’s, ou de pelo menos uma delas. Em nota, a  Prefeitura de Boa Vista informou ter comunicado previamente que as Unidades Básicas de Saúde não abririam nesta segunda feira, devido ao número reduzido de médicos, uma vez que 34 profissionais se ausentaram por conta da prova do Revalida.

Informou ainda que nesta terça, 8, as atividades retornam normalmente e que, em casos de urgência, a população deve procurar a Policlínica Cosme e Silva ou Pronto Atendimento Airton Rocha. Em caso de urgência infantil, procurar o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA).