Cotidiano

Povos Macuxi e Wapichana receberão seus primeiros pedagogos

Indígenas concluem curso superior no Claretiano e terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício de seus povos

Sábado, 14 de setembro de 2019, será uma data que ficará marcada na memória dos povos Macuxi e Wapichana, localizados no estado de Roraima. Depois de anos de estudos 16 alunos, de 13 comunidades de terras indígenas, concluíram o curso de Pedagogia, no Claretiano – Centro Universitário em Boa Vista, e terão a tão sonhada colação de grau, sendo esta a primeira turma de indígenas com ensino superior nas comunidades envolvidas.

A solenidade acontecerá às 10h no auditório 01 da instituição, e contará com as presenças de autoridades religiosas, como bispo e padres; além dos representantes das organizações indígenas do estado juntamente com os Tuxauas e lideranças das comunidades e professores do Claretiano. Está programada também para cerimônia a dança do Parixara, que é expressão máxima de alegria entre os povos.

É importante lembrar que o ensino destinado às comunidades, por meio do Claretiano – Centro Universitário, iniciou-se em 2015 com o curso Pedagogia para os professores das comunidades que não tinham formação superior.

 Conquista

 Os indígenas fizeram o curso na modalidade de Educação a distância (EaD) acontecimento inédito entre os povos de Roraima. Contaram com o total apoio do polo de Boa Vista para a realização de todas as atividades propostas no decorrer do período letivo. Inclusive, os alunos das comunidades que não eram beneficiadas com Internet, ou mesmo os que não tinham computador, usavam a estrutura do polo para realizar todas as atividades.

 Ao oferecer a modalidade de educação a distância para as comunidades indígenas o Claretiano proporciona a eles a oportunidade de acesso ao ensino superior e o que é melhor, sem fronteiras. A iniciativa da instituição que está atenta às necessidades sociais, culturais, educacionais e profissionais destas comunidades indígenas oferece capacitação em áreas que eles ainda não tiveram a oportunidade da profissionalização.

Além do curso de Pedagogia, o Claretiano oferece aos indígenas cursos em outras áreas, como por exemplo, Administração, Nutrição, Enfermagem, Ciências Contábeis, Pedagogia (Licenciatura) e o curso superior de tecnologia em Secretariado, todos na modalidade de Educação a Distância, lembrando que para ingressar na instituição todos participam de processo seletivo e se comprometem, perante suas comunidades, que após concluir o curso, irão aplicar os conhecimentos adquiridos em benefício de seus povos.