Cotidiano

Praça em homenagem a Chico do Carneiro é inaugurada

Local funcionava como uma vala, com cerca de 2KM

A Praça Linear Francisco Araújo de Vasconcelos “Chico do Carneiro”, localizada no Bairro dos Estados foi entregue à população no final da tarde desta sexta-feira, 17. A obra consiste em 20 mil metros quadrados de área construída.

Antes de passar pelo processo de urbanização, o local recebeu 1,6 km de drenagem, sanando pontos de alagamento. A melhoria consiste ainda em 2km de ciclovia, 13 mil metros de calçada, academia ao ar livre, suportes para bicicleta, estacionamento para veículos automotivos, 165 árvores, 32 lixeiras e 58 bancos, além de iluminação 100% LED.

Antes, o local era conhecido por possuir uma vala de cerca de dois quilômetros, que causava transtornos e prejuízos à população, devido ao lixo e animais mortos que eram jogados no local, oferecendo riscos à saúde dos moradores e desvalorizando os imóveis da região.

Agora, os moradores da região contam com uma praça moderna e estruturada. “É uma região que me trás muitas memórias afetivas, pois brinquei muito por aqui e ver tudo transformado emociona. É um momento realmente especial. Chegarmos para essa inauguração e já vermos o parque sendo aproveitado pelas famílias é muito gratificante. Sem dúvida a obra trará muita qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito Arthur Henrique.

Dona Terly Miranda vive no bairro há 37 anos. Ela aproveitou o fim de tarde pra dar uma voltinha na nova praça e aprovou a mudança. “Estávamos precisando muito desse espaço. Mudou a rotina dos moradores. Antes tínhamos muitos problemas com lixo e mau cheiro por causa dos bichos mortos que o pessoal jogava aqui. Está mais que aprovado”, disse.

HOMENAGEADO – O nome da praça é em homenagem a Francisco Araújo Vasconcelos, conhecido como ‘Seu Chico’ ou ‘Chico do Carneiro’ que em agosto deste ano, veio a falecer. Nascido na cidade de Santa Quitéria, no Ceará, chegou a Roraima com a família em 2001 e se tornou conhecido no comércio por ser proprietário de duas unidades do tradicional restaurante ‘Chico do Carneiro’, nome dado pelos próprios clientes.

Diego Vasconcelos é um dos filhos de Chico. Ele disse que o pai ficaria muito orgulhoso com essa transformação do local. “Ele sempre perguntava o que se tornaria esse lugar e tenho certeza que se ele estivesse aqui ficaria muito emocionado com o que se transformou o local. De onde ele estiver, estou seguro que está muito honrado. Era tudo que esse bairro precisava”, disse.


Família de Chico do Carneiro durante a solenidade. (Foto: Divulgação)