Cotidiano

Prazo da segunda etapa do Censo Escolar encerra dia 20 de março

Em Roraima, 4.180 alunos ainda precisam ser informados no Educacenso

Encerra na próxima sexta-feira, 20, o prazo da segunda etapa de coleta dos dados do Censo Escolar 2019. Em todo Estado, contabilizando as redes estadual, municipal, privada e federal, 4.180 alunos precisam ser informados no sistema Educacenso.

Esta segunda etapa do Censo Escolar é chamada de Situação Aluno e é nesta etapa que são coletados dados, referente ao ano 2019 sobre transferências, abandono ou falecimento de estudantes e ainda sobre o rendimento do aluno, ou seja, se o estudante foi aprovado ou reprovado no ano letivo.

“Estamos na reta final do Censo Escolar e ainda temos mais de quatro mil alunos transferidos e não informados. O aluno que sai de uma escola transferido deve aparecer em outra. Precisamos localizar esse aluno para inserção no Censo Escolar”, alertou a coordenadora do Censo Escolar na Secretaria de Educação e Desporto, Rosalete Saldanha.

Os dados são coletados pelas escolas e informados no Sistema Educacenso. A responsabilidade da inserção dos dados no sistema é dos secretários escolares que atuam nas instituições de ensino. O prazo encerrará no próximo dia 20. Depois desse prazo, o sistema será aberto para eventuais correções, na primeira quinzena de abril e em maio, será divulgado o resultado final.

É importante que as informações sejam inseridas corretamente e da forma mais fidedigna possível, pois é com base no Censo Escolar que são definidas várias políticas públicas educacionais. Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

O Censo Escolar é coordenado em todo o País pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A coleta dos dados sempre inicia na última quarta-feira do mês de maio de cada ano.

Por meio do Censo Escolar, é possível realizar o monitoramento e o desenvolvimento da Educação, através de indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), taxas de rendimento, distorção idade-série, entre outros. Além disso, os dados coletados também servem de base para estabelecer as políticas públicas na área da Educação e também para o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações educacionais.

Em Roraima, de acordo com os dados do Censo Escolar 2019, existem 374 escolas e 75.386 alunos matriculados. Na capital Boa Vista, são 57 escolas e 40.633 estudantes.