Cotidiano

Prazo para ingresso de recurso no Encceja termina hoje

A prova foi aplicada no último domingo, 25, com 1,1 milhão de participantes dentro de um universo de três milhões de inscritos

O prazo de ingresso de recurso para estudantes que participaram do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) termina nesta sexta-feira, dia 30. A prova foi aplicada no último domingo, 25, com 1,1 milhão de participantes dentro de um universo de três milhões de inscritos.

Quem desejar fazer a contestação deve apresentá-la por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas em Educacionais (Inep). Os recursos são um instrumento para quem realizou o teste questionar determinado item ou requerer a revisão do desempenho em alguma parte das perguntas se tiver se sentido prejudicado de alguma maneira pelo conteúdo das tarefas.

Os gabaritos devem ser divulgados no dia 6 de setembro. Já os resultados estão previstos para dezembro, em dia ainda não divulgado pelo Ministério da Educação.

SOBRE O ENCCEJA – O exame é voltado para pessoas que não terminaram os estudos na idade adequada e desejam obter a certificação de conclusão do ensino fundamental ou médio. Para o certificado de ensino fundamental a idade mínima é de 15 anos. Já para o de ensino médio, o exigido é pelo menos 18 anos.

ENCCEJA NO EXTERIOR – Brasileiros residentes em outros países, já pode conferir os locais de prova para a edição do Encceja Exterior. As informações podem ser acessadas página do candidato.

O exame será aplicado em 18 cidades em 12 países: Bruxelas (Bélgica); Barcelona e Madri (Espanha); Boston, Houston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos); Paris (França); Caiena (Guiana Francesa); Amsterdã (Holanda); Roma (Itália); Nagoia, Hamamatsu e Tóquio (Japão); Lisboa (Portugal); Londres (Reino Unido), Genebra (Suíça) e Paramaribo (Suriname) .

Outras informações podem ser obtidas na página do exame no site do Inep.

*INFORMAÇÕES: Agência Brasil.