Cotidiano

Preço da carne tem redução, mas desconto ainda não chegou ao consumidor

Após três aumentos seguidos em 2019, o preço da carne em Roraima finalmente ganhou uma diminuição de preço. Segundo a Cooperativa de Carne de Roraima (Coopercarne), o valor do produto deverá ser 3,85% mais barato. Em 2019, o acumulado de aumentos chegou a 9,27%. 

Conforme Nadisson Pinheiro, presidente da Coopercarne, esta redução se deve ao clima. Desta vez, a temporada de chuvas durante o verão contribuiu na melhoria do pasto e deu melhores condições de produção aos criadores de gado. “Temos a expectativa que essa redução chegue à mesa do consumidor o mais rápido possível”, complementou Pinheiro.

E é pela dependência do clima que Pinheiro explica não ser possível prever outras reduções no custo da carne no decorrer do ano. “É realmente algo que não dá pra prever. Nos ajudou muito, nesse período de verão chuvoso, a não incidências de pragas e queimadas. Nós somos uma cooperativa de produtores e sabemos que não é fácil produzir, mas também temos consciência de que a carne bovina ficou pesada no bolso da população. Essa baixa, por menor que seja, já minimiza essa situação”, concluiu.

O desconto anima não só aos clientes como os comerciantes, que sentiram a diminuição do consumo em seus açougues. Alvaro Ximenes, proprietário de um supermercado no Paraviana, espera que as vendas sejam recuperadas. “Normalmente, quando aumenta, cai um pouco, mas todos precisam comer e acabam acostumando. Não tem pra onde correr. Se diminuir, melhor pra todos, tanto pra mim quanto para os nossos clientes; e nossas vendas melhoram, se Deus quiser”, comentou.

PESQUISA E ESTIMATIVA – A reportagem da Folha foi a três supermercados nos bairros Paraviana, Asa Branca e Centro para saber se a redução já passou a valer. Os açougueiros que nos atenderam afirmaram estar animados com a redução. Porém, disseram que somente nos próximos dias é que de fato o consumidor final poderá ver na prática a diminuição.

Nós aproveitamos a visita e realizamos a coleta dos valores praticados atualmente. O cálculo da estimativa de preços para os próximos dias foi feito em cima da média dos três estabelecimentos. Confira na tabela o preço das oito carnes mais vendidas e como ficará após a redução, conforme apurado na pesquisa da Folha.