Cotidiano

Preços do botijão de gás são fiscalizados em Boa Vista

Mensalmente, o Procon Assembleia analisa os valores do botijão de gás nas revendedoras da capital

Uma pesquisa de preços foi feita pelo Procon da Assembleia Legislativa de Roraima (Alerr) nas distribuidoras de gás de cozinha em Boa Vista. O levantamento foi feito em 40 estabelecimentos.

O resultado das pesquisas será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa (www.al.rr.leg.br). Mensalmente, o Procon Assembleia analisa os valores do botijão de gás nas revendedoras da capital, para fiscalizar os preços e ajudar o cidadão a escolher o melhor custo-benefício. O levantamento realizado estará disponível a partir da próxima semana no site da Assembleia Legislativa de Roraima.

O advogado do Procon Assembleia, Gregório Nunes, explicou que a medida busca evitar cobranças abusivas, considerando os recentes aumentos anunciados pela Petrobras. “A nossa função é fiscalizar se esses reajustes não são repassados ao consumidor final com um valor abusivo, além de informar a população sobre o levantamento dos preços realizados pelo Procon Assembleia”.

Em 2020, segundo dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), o aumento cumulativo do gás de cozinha foi de 21,9% até então. A comerciante Iracy de Souza, de 65 anos, tem um mercantil localizado no bairro São Vicente. Ela também revende botijas de gás e contou como tem lidado com os recentes aumentos. “Decidimos não cobrar taxa de entrega nas botijas de gás, assim o produto não é encarecido ainda mais para nossos clientes”.

Cristiane Bezerra, de 31 anos, é autônoma e sobrevive da venda de perfumes e das faxinas que realiza para complementar a renda da família, que vive no bairro Senador Hélio Campos. Ela é mãe de dois filhos e os novos reajustes no valor do botijão devem pesar no orçamento familiar. Cristiane adotou medidas para poupar o máximo o consumo de gás. “Tenho evitado cozinhar coisas que levam muito tempo ao fogo. Também não tenho utilizado o forno com tanta frequência para poupar o máximo possível”.

Os consumidores que constatarem preços abusivos nas distribuidoras da capital devem fazer as denúncias ao Procon Assembleia no telefone (95) 98401-9465. A sede fica localizada na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro. Os atendimentos presenciais são realizados de segunda a sexta-feira, mediante agendamentos prévios.