Cotidiano

Prefeita afirma que obras vão parar após corte orçamentário

A bancada federal de Roraima reduziu para zero o valor da única emenda destinada para Boa Vista. Apenas dois parlamentares não assinaram o documento

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quinta-feira, dia 6, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (MDB), classificou como lamentável a decisão da bancada federal de Roraima que reduziu para zero a única emenda destinada para o município.

“Farei um apelo a bancada, que reveja essa situação, porque não é justo esse tipo de comportamento com Boa Vista. Vou procurar o general Santos Cruz também, colocar a nossa dificuldade, inclusive por causa da questão venezuelana, que é outro problema sério que a gente vive na cidade, com 70% da população do Estado, e tomarei todas as medidas possíveis pra que a gente possa tentar reverter essa situação”, afirmou

Conforme Teresa, em março, o Governo Federal solicitou das bancadas da Câmara e do Senado um reajuste no orçamento de todos os estados. Algumas medidas haviam sido tomadas, respeitando um equilíbrio orçamentário.

Para Roraima, existiam seis emendas, sendo que uma delas atenderia a capital, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. De R$ 30 milhões, o Governo sugeriu uma redução para R$ 24 milhões, no entanto, a bancada federal assinou em abril deste ano um documento que zerou a única emenda prevista para a cidade.

“Eu faço uma avaliação política [da situação]. Eu acho que a eleição tá chegando, acho que várias das pessoas que assinaram os documentos falam em ser candidatos no ano que vem, acho que existe uma necessidade daquele comportamento político de atrapalhar a gestão e isso a gente tá vivendo não só com relação a essa bancada, mas também em outros pontos da nossa classe política, só que esse processo não prejudica a mim. O que a Prefeitura já demonstrou todos esses anos já tá marcado. A condição do que a cidade poderia receber que será prejudicado”, completou.

A prefeita destacou que com exceção do senador Mecias de Jesus (PRB) e o deputado federal Otaci Nascimento (SD), os demais parlamentares autorizaram o corte total da emenda prevista para Boa Vista, afetando diretamente a iniciação de projetos e continuidade de obras relacionadas a asfaltamento e drenagem de ruas.

“Uma situação dessa é muito triste, porque são obras que já estão no orçamento, carimbadas e aprovadas, com projeto e que [a decisão] vai prejudicar uma série de pessoas.Eu me surpreendi muito com a atitude dos deputados e senadores da bancada federal, não esperava isso, e o que fica para mim é a falta de compromisso por Boa Vista”, salientou.

Documento mostra a assinatura de deputados e senadores de Roraima (Foto: Divulgação)

A matéria completa você confere na Folha Impressa desta sexta-feira, 7.

Acompanhe todos detalhes na nossa live.