Cotidiano

Prefeitura anuncia concurso público para o preenchimento de 520 vagas

Há vagas para Saúde, Educação, Administração, Controladoria Geral do Município e Guarda Municipal

Dois novos concursos públicos serão realizados pela Prefeitura de Boa Vista, ofertando 520 vagas distribuídas em dois editais que contemplam os cargos de nível médio, técnico e superior. Os salários variam entre R$ 1.297,17 e R$ 5.404,88. O lançamento dos dois editais irá ocorrer na próxima quinta-feira, 31 de outubro.

No edital I, serão disponibilizadas 430 vagas para a área da Saúde (Técnicos, Analistas e Médicos); 24 para Educação (Assistente de Aluno), 8 para a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas (Técnicos em Segurança do Trabalho); e 8 para a Controladoria Geral do Município (Auditores).

No edital II, serão ofertadas 50 vagas, para a Guarda Municipal. O prazo de inscrições do Edital I será entre os dias 4 de novembro e 15 de dezembro de 2019, e as provas previstas para dia 19 de janeiro. Já do Edital II, o prazo de inscrições será do dia 4 de novembro a 8 de dezembro, e as provas previstas para o dia 26 de janeiro.

Questionada sobre quais especialidades médicas estarão sendo ofertadas, a prefeita Teresa Surita disse que estará no edital e que na hora que acabar o concurso, os aprovados serão chamados. “Sai o edital dia 31, em seguida se faz o concurso, sai o resultado e já se chamam as pessoas”, complementou a prefeita.

 “A maioria dos cargos ofertados vai ocupar as vagas de pessoas que passaram em outros concursos, que se aposentaram ou possuem contratos temporários encerrados. A prefeitura não está criando novas vagas, e sim preenchendo vagas já existentes com servidores efetivos. Diminuímos muito os cargos comissionados durante esses seis anos. Hoje, temos apenas 1.462 para todas as 17 secretarias. Normalmente, pelo menos 20% dos cargos comissionados são preenchidos por servidores concursados. Obedecemos estritamente a lei. Hoje temos um dos menores números de comissionados dentre as prefeituras do país”, disse a prefeita Teresa Surita.

CONCURSO – Ao todo, nove concursos foram realizados na prefeitura desde 2013, e 4.826 servidores públicos foram empossados. Hoje, dos cerca de 10 mil servidores da prefeitura, 7.246 são concursados, o que representa cerca de 70% do quadro. Apenas 1.462 são cargos comissionados. 

Vereador diz que é preciso planejamento com a coisa pública

Linoberg Almeida diz que vê com ressalvas os anúncios sem previsão orçamentária

Sobre os dois editais, o vereador Professor Linoberg (Rede) disse que vai esperar o lançamento, no dia 31 deste mês, para saber detalhadamente sobre as vagas, cargos e remunerações. “Por enquanto só temos uma previsão”, ressaltou, esclarecendo que tem observado que, no caso dos concursos, especialmente da área da Saúde, a Prefeitura de Boa Vista contratou sem licitação uma empresa de São Paulo, ligada à Universidade de São Paulo (USP), por mais de 1 milhão de reais, pra fazer a avaliação de quantas vagas precisaria para fazer a gestão do município.

“Agora está virando um concurso, mas antes era um seletivo que não foi bem-sucedido porque as remunerações não eram interessantes. Aliás, tinham vagas, mas não houve médicos interessados em trabalhar em Boa Vista. E a mesma coisa aconteceu para outras áreas. Quando a gente fala de responsabilidade e planejamento com a coisa pública, precisamos entender o cenário que a gente está vivendo”, comentou o parlamentar.

Ele disse que a mesma coisa vale para a Guarda Civil Municipal. “Hoje precisaríamos de 1,5 mil guardas na cidade. Não tem as obras das praças, as guaritas, os patrimônios públicos, escolas, creches, postos de saúde? Nenhum desses locais tem guarda efetivo. Nós temos 377 guardas civis trabalhando e o concurso da Polícia Militar vai deixar um buraco. As 50 vagas que estão previstas nesse novo concurso da prefeitura não vão cumprir com a efetiva necessidade que a estrutura precisa”, afirmou Linoberg.

“Essa coisa de valorizar servidor público tem que ter a questão humana envolvida, para a gente não fazer um subdimensionamento do que é salário a ser pago e do que são os cargos que se precisa para fazer o município andar. Outra coisa que não se pode esquecer é que trocar cargo, que a prefeita chama de comissionado ou seletivo, por efetivos, isso tem um impacto no orçamentário de longo prazo, porque isso vai arcar na questão previdenciária, vai arcar no quanto teremos no orçamento disponível para os próximos anos. E o orçamento do município diminuiu nos últimos tempos”, garantiu o vereador.

Ele reconhece que os concursos são importantíssimos, mas devem acompanhar a realidade orçamentária de longo prazo. “Digo isso porque a questão previdenciária é importante ser prevista para evitar deficits. Além disso, em tempos pré-eleitorais é importante ter atenção para não criarmos expectativas nas pessoas, suas horas de estudo, suas vidas num estado e cidade que depende tanto do setor público”, ressaltou Professor Linoberg.