Cotidiano

Prefeitura confirma novos casos de Covid-19 em escolas municipais

Casos foram relatados por servidores e pais de alunos; Prefeitura confirmou registros

O retorno das aulas presenciais nas escolas municipais de Boa Vista foi suspenso em várias unidades de ensino, devido aos casos de Covid-19 registrados em alunos e servidores. Conforme levantamento feito pelos professores e enviado à redação nesta quinta-feira, 7, mais de 10 escolas registraram casos da doença, inclusive um servidor está no Hospital Geral de Roraima (HGR). Casos foram confirmados pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). 

Uma professora, que pediu anonimato, relatou que mesmo com os sintomas estava trabalhando normalmente. “Na minha escola teve casos que esconderam por um período de tempo para os outros servidores. Na primeira semana tive que ir trabalhar muito gripada e não questionaram nada. Na segunda semana piorei e pedi atestado, porque estava com sintomas, mas deu negativo meu exame. Porém, fiquei numa situação muito ruim nessas primeiras semanas”, disse.

Ela acrescentou que a gestão municipal fez uma reunião on-line com os servidores, para falar sobre a suspensão das aulas, devido aos dois casos confirmados de coronavírus e três suspeitos. “Para nós fazermos o teste, com urgência, e mandar para eles ainda hoje. Os professores irão continuar com as aulas remotas nesses 14 dias e monitorados todos os dias. Desde o início fiquei muito desanimada com algumas contradições na escola com relação ao protocolo”, relatou.

Questionada sobre o não cumprimento do protocolo sanitário, a servidora afirmou que sim e citou aglomeração na hora do recreio. “Como os alunos gripados não podem ir para a escola, mas o professor pode? É escola de educação infantil e algumas coisas não achei correto. Como exemplo, no recreio as crianças todas brincando juntas. Sou uma das únicas que mais reclama na escola, porque a maioria é novato e ficam de boca calada”, assegurou. 

Ainda segundo a professora, a Secretaria Municipal de Educação se preocupou em colocar álcool em gel, exigir máscara e viseiras, mas não evitou a aglomeração. “Não há distanciamento correto, são de 10 a 14 crianças pequenas juntas em uma sala pequena. Elas sem maturidade para ficarem com a máscara, muitas vezes chorando e o professor tendo que pegar. Enfim, muitas situações que é impossível levar à risca os protocolos”, frisou a denunciante. 

Ela ressaltou que a secretaria quer esconder os casos, para não alarmar a população. “Sabe o que eu percebo, é que eles sempre esconderam os casos pelo fato de não alarmar e se queimarem junto aos pais, pois eles que tanto queriam o retorno das aulas presenciais. Mas isso põe em risco a vida de muita gente.Vi pais escondendo da escola que o filho estava gripado, só percebemos quando a criança tirava a máscara. Eram muitas crianças ‘gripadas’ nessas primeiras semanas”, afirmou.

Uma servidora municipal citou que os professores fizeram um levantamento e constataram mais de 10 escolas com registros de casos confirmados e suspeitos de Covid-19, inclusive “um professor que está muito mal no HGR e uma criança que está com a saúde bem comprometida”, garantiu, ao acrescentar que a Secretaria de Educação não apresentou dados. 

As escolas são: Escola Laucides Inácio, Edsonina de Barros, Dalício Farias, Aquilino Mota Duarte, Frei Arhtur, Hilda Franco, Rujane Severiano, Maria Francisca da Silva Lemos, Menino Jesus de Praga, Nova Canaã, Maria Gonçalves Vieira, Criança Feliz, Glemíria, Dr. Silvio Leite, Nilton Tavares, Jânio Quadros e Francisco Cássio.

Outro lado

Em nota, a SMEC informou que algumas unidades escolares confirmaram casos de coronavírus entre funcionários e alunos, mas reforça que de imediato, tanto as escolas, quanto a SMEC, adotaram o protocolo de acordo com plano de retorno do Comitê de Enfrentamento e Combate à Covid-19 da rede municipal de ensino. 

“Dessa forma, aqueles que foram confirmados positivo para o vírus, ou que tiveram contato com o infectado, já estão devidamente afastados para que possam cumprir seu período de quarentena”, citou trecho da nota.

A pasta reforçou, ainda, que a escola Dr. Silvio Leite suspendeu temporariamente as atividades presenciais devido aos quatro casos de Covid-19 confirmados. A escola seguirá as atividades de forma não presencial. 

“Todos os procedimentos quanto à higienização do ambiente, afastamento dos alunos e o acompanhamento diário destes, foi iniciado com o protocolo. O retorno das aulas presenciais será devidamente informado após avaliações e monitoramento do comitê”, garantiu.
 
Além do Comitê de Retorno da Secretaria de Educação, também foi determinada a cada escola do município a criação de um comitê interno com a finalidade de gerir, fiscalizar e avaliar as ações de prevenção e enfrentamento à Covid-19.