Cotidiano

Prefeitura de Boa Vista cita 'espetacularização' por operação na Fetec

Município diz que "é preciso também ser questionada a verdadeira motivação da operação, com todo o aparato presente no local ligado ao Governo do Estado"

Após a Fetec (Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura) ser alvo da operação que apura contrato de R$ 400 mil com o artista Eduardo Kobra, a Prefeitura de Boa Vista divulgou nota (cuja íntegra pode ser lida ao final da reportagem) em que diz que a ação “causa estranheza e indignação pela espetacularização, considerando o momento político que estamos vivendo”.

“É preciso sim apurar os fatos, mas é preciso também ser questionada a verdadeira motivação da operação, com todo o aparato presente no local ligado ao Governo do Estado”, disse, em nota.

O Poder Executivo municipal ressaltou que todos os documentos pedidos pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e a Polícia Civil, enfatizando que a corporação é ligada ao governo estadual. já foram entregues anteriormente e estão publicados no Portal da Transparência, “para qualquer cidadão verificar”. “Confiamos na justiça e estamos à disposição para quaisquer informações adicionais”, disse a Prefeitura.

A obra de arte foi inaugurada em dezembro de 2020, no Parque do Rio Branco, e é assinada pelo artista, que é reconhecido internacionalmente. A pintura, no entanto, desmanchou apenas quatro meses e precisou ser restaurada. Na época, a Prefeitura havia informado que a causa do desgaste da obra seria investigada e a atribuiu à exposição ao sol e às chuvas intensas.

Procurado, Kobra ainda não comentou a operação do MPRR.

Nota completa da Prefeitura

“A Prefeitura de Boa Vista informa que sempre trabalhou com transparência, e preza pela aplicação dos recursos públicos de forma responsável, nunca tendo sido alvo de investigações que resultassem em operações policiais.
Na manhã desta sexta-feira, 22, a prefeitura recebeu com surpresa a notícia de uma operação na FETEC. O fato causa estranheza e indignação pela espetacularização, considerando o momento político que estamos vivendo ou seja, é preciso sim apurar os fatos, mas é preciso também ser questionada a verdadeira motivação da operação, com todo o aparato presente no local ligado ao Governo do Estado.
O respeito ao dinheiro público sempre foi um compromisso das gestões municipais de Boa Vista. 
Todos os documentos requisitados hoje pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil do governo do Estado já foram entregues anteriormente e estão publicados no portal da transparência, para qualquer cidadão verificar.
Confiamos na justiça e estamos à disposição para quaisquer informações adicionais.”