Cotidiano

Prefeitura deve finalizar Parque do Rio Branco até o fim do ano

Obras estão em fase de urbanização e construção dos equipamentos públicos

A prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, vistoriou nesta segunda-feira, 17, o andamento das obras do Parque do Rio Branco. A obra turística já chegou na terceira e última intervenção, fase de urbanização e construção dos equipamentos públicos que irão compor a estrutura.

Nesta etapa, estão sendo erguidos o mirante, uma torre de 86 metros de altura, com dois elevadores, um social e outro panorâmico. Esta será a maior torre da região Norte superando a do Museu da Amazônia, que tem 42 metros. O local terá uma passarela metálica que dará acesso ao mirante. De lá, os visitantes terão uma vista espetacular do lendário Rio Branco e da cidade.

O Parque também contará com espelhos d’água, a marina (área para ancorar barcos), banheiros públicos, posto de vigilância da guarda, Parque da primeira Infância, pista de cooper, ciclovia, a praia e sombreiros com o plantio de mais de 100 árvores. O local  receberá ainda uma passarela que interligará o Parque até a Orla Taumanan. 

As obras do Parque do Rio Branco se iniciaram em abril de 2018, e foram divididas em três intervenções. A primeira marcou a retirada de mais de 350 famílias da área de risco do Caetano Filho – Beiral, mediante pagamento de indenizações, com recursos próprios. Na segunda, foram feitas a terraplanagem e drenagem da área, com elevação da avenida Sebastião Diniz e canalização do igarapé Caxangá.

“Este é um legado turístico e social, porque acabamos com aquela área tão complexa que era o Beiral, e também econômica porque aqui vamos gerar muitos empregos. Essa é uma obra significante e realmente estou muito feliz. É impressionante como a gente nunca teve oportunidade de ver essa vista tão linda todos os dias”, declarou.

A obra já criou cerca de 250 empregos diretos

São cerca de 250 trabalhadores envolvidos diretamente na construção do Parque do Rio Branco.