Cotidiano

Prefeitura já retirou mais de mil toneladas de lixo das ruas

Nos meses de março a abril deste ano, 42 canais e valas foram limpos com o lixo e o entulho acumulados retirados

O resultado do mau hábito de jogar lixo nas ruas aparece sempre que chove forte em Boa Vista. Nem mesmo nas vias que receberam obras de drenagem a água consegue escoar com facilidade devido o descarte irregular de garrafas pet, de refrigerantes, sacos plásticos e outros. Em vários pontos, o lixo se acumula na entrada dos bueiros e impede a passagem da água.

Com a chegada do inverno, a Prefeitura de Boa Vista reforçou os trabalhos da Patrulha da Chuva e da Operação Tapa Buracos, que são realizados durante todo o ano. De janeiro a maio deste ano, foram retiradas 29 toneladas de entulhos e galhadas.

Já a limpeza em canais de drenagem e valas realizados nos meses de março a abril resultou no recolhimento 1.8 milhão de quilos de lixo retirados de pontos de alagamento. Só neste período, 42 canais e valas foram limpos. Antes, vários pontos da cidade ficavam alagados, e hoje, com a drenagem aliada a limpeza eficiente, a água da chuva escoa em minutos.

A ação acontece em toda a capital de acordo com um cronograma e é coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente (SPMA). O trabalho tem como objetivo evitar o acúmulo de água no período chuvoso e garantir o bom funcionamento da cidade, evitando que o lixo tome conta de bueiros, valas, córregos e igarapés, diminuindo os transtornos durante o inverno.

“É importante lembrar que é proibido depositar lixo, galhadas e entulhos na rua ou em locais que possam ocasionar alagamentos. A população deve ficar atenta e denunciar pelo número 156 ao ver pessoas cometendo esta infração”, informou a prefeitura em nota.

Alagamentos são ocasionados por lixo, dizem moradores

Na Avenida Via das Flores, no bairro Pricumã, por exemplo, alguns bueiros estavam entupidos. O lixo que não conseguiu seguir o percurso da água ficou parado na boca de lobo e era visível o acúmulo de água, causando o alagamento da via, o que pode causar algum tipo de acidente. 

A prefeitura de Boa Vista tem realizado a desobstrução dos bueiros para minimizar os riscos, porém sem o apoio da população o serviço torna-se insuficiente.

Antônio José Gouveia, dono de uma tapeçaria localizada na Avenida Via das Flores, disse que já viu equipes da prefeitura trabalhando para recolher o material que fica impedindo a passagem da água. “Quando vejo ruas alagadas tenho a certeza que tem algo errado, mas o erro não está com a prefeitura, mas com as pessoas que insistem em jogar lixo pelas ruas”, ressaltou.

Ele disse que é indispensável à população ter cuidado nesse período chuvoso. “Eu mesmo que trabalho aqui na tapeçaria e sobram restos de materiais, tenho o maior cuidado. Todo o nosso lixo aqui é colocado para fora de casa somente em dias que o caminhão da coleta passa. Isso evita que a chuva arraste os sacos para os bueiros. Se todos fizessem sua parte não teríamos esses problemas, pelo menos nos locais onde já foi feita obra de drenagem”, ressaltou.

A reportagem também andou pela Avenida Mário Homem de Melo, mas nos bueiros visitados não havia lixo impedindo o escoamento da água. “Quando chove por muito tempo é inevitável que não acumule água na avenida, mas logo escoa pelo bueiro, pois tentamos manter eles limpos, sem lixo entulhando”, comentou uma moradora que não quis se identificar.