Cotidiano

Prefeitura lança boletim informativo diário com dados da covid-19

Segundo a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, o boletim terá informações sobre os atendimentos feitos nas unidades básicas; resultados de testes; monitoramentos nas residências e as altas médicas

A partir desta terça-feira, 26, a Prefeitura de Boa Vista dará publicidade aos dados de atendimentos relacionados à covid-19, feitos pelo município. A informação foi dada pela prefeita Teresa Surita, durante transmissão ao vivo em uma rede social.

“Hoje vamos lançar um boletim que será divulgado por meio das redes sociais, que terá informações sobre os atendimentos feitos nas unidades básicas; resultados de testes; monitoramentos nas residências; as altas médicas que estamos dando, tudo isso para dar mais transparência ao que está sendo feito”, informou Teresa.

A prefeita informou ainda que 39 profissionais da saúde municipal, entre médicos e técnicos, estão afastados por terem sido infectados.

AÇÃO NA JUSTIÇA – Ainda durante a transmissão em rede social, a prefeita informou que tramita na Justiça uma ação pedindo mais testes rápidos e cloroquina para o município de Boa Vista.

“Roraima recebeu 20 mil comprimidos de cloroquina e repassou para o município apenas 300, um número muito baixo. Além disso, recebemos apenas 4.400 testes rápidos dos 17.300 repassados para o estado. Então entramos com essa ação pedindo aumento no repasse desses itens, e a decisão deve sair ainda essa semana”, disse.

HOSPITAL DE CAMPANHA – Teresa Surita voltou a falar sobre o atraso na conclusão do Hospital de Campanha.

“Fizemos a nossa parte, a prefeitura cumpriu com a sua obrigação, mas o governo não, por isso não temos leitos de retaguarda disponíveis, e isso resultou no colapso do HGR. Chegamos ao pico da doença, e vamos viver dias difíceis. De hoje, 26 de maio, até o dia 10 de junho vamos ter muito problema”, previu a prefeita.

LOCKDOWN – Sobre o isolamento total, Teresa afirmou que é uma medida extrema que precisa de planejamento.

COMÉRCIO – A prefeita voltou a afirmar que a reabertura do comércio depende do funcionamento do Hospital de Campanha.

“O plano de reabertura do comercio está pronto, mas só posso colocar em prática quando o hospital estiver pronto, pois assim teremos leitos de reserva. Quero fazer apelo aos comerciantes para que compreendam que essa é uma medida necessária”, acrescentou.