Cotidiano

Prefeitura lança campanha educativa para reduzir acidentes

A campanha inclui palestras e blitze educativas. No ano passado foram registradas 39 mortes no trânsito, contra 72 no ano anterior

Nesta quarta-feira, 18, teve início a Semana Nacional do Trânsito em Boa Vista, com o tema “De quem é a responsabilidade?”. O objetivo é aumentar a conscientização quanto ao respeito à legislação de trânsito e assim diminuir ainda mais os acidentes de trânsito na cidade.

A campanha será desenvolvida através da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran) em parceria com outras instituições até o dia 25 de setembro e inclui palestras, blitzen educativas e ações de orientação em pontos turísticos da capital.

A Prefeitura informou ainda que desde 2013 os investimentos no setor têm sido intensificados e que entre 2017 e 2018 houve redução de 46% nas mortes e 70% na invalidez.

Os dados são da gestão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Seguro DPVAT), que constatou que no ano passado foram registradas 39 mortes no trânsito, contra 72 no ano anterior. Nos casos de seguro por invalidez, a diminuição foi ainda maior. Foram 722 casos em 2017 e apenas 218 ações em 2018.

Segundo a prefeitura, os investimentos em modernização no trânsito da cidade envolvem diversas frentes, como implantação de semáforos, redutores eletrônicos de velocidade, sinalização vertical e horizontal, entre outros. Para se ter uma ideia, entre 2017 e 2018, onde havia radar de velocidade, apenas uma morte foi registrada; e onde não havia radar, 30 mortes foram registradas.

Em 2013, apenas 25 semáforos funcionavam nas ruas. Em 2019, com os investimentos da prefeitura, Boa Vista já contempla outra realidade, com 66 semáforos. Um novo já está em processo de instalação, entre as avenidas Brasil e Centenário, na zona Oeste. Além disso, mais de 70 placas luminosas de faixa de pedestre já existem para sensibilizar condutores de veículos.