Cotidiano

Prefeitura libera aulas de cursos de idiomas a partir de hoje

De acordo com o decreto, as atividades de serviços que poderão ser retomadas, são as aulas presenciais realizadas por cursos privados, sem frequência diária e com poucos alunos em sala de aula

Com a retomada gradual das atividades, a Prefeitura de Boa Vista editou novo decreto, liberando a partir desta terça-feira, 1º, os cursos livres privados em Boa Vista. Esses cursos específicos, tais como o de idiomas, estão autorizados a funcionar porque possuem aulas com curta duração, número reduzido de alunos e, em geral, não ocorrem diariamente.

Vale ressaltar que cursinhos pré-vestibulares e para concursos ainda não foram liberados devido à grande demanda, que impossibilita o distanciamento social, pois possuem frequência diária e com várias horas de duração em sala de aula.

A liberação de cursos de idiomas de forma presencial foi autorizada após acompanhamento dos casos do novo coronavírus em Boa Vista. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da terceira semana de agosto (16 a 22/08) foi registrada uma redução de 66% de novos casos de covid-19 na capital, se comparada a primeira semana do mês (02 a 08/08). Os dados são favoráveis para a tomada de decisões, visando o retorno gradual das atividades.

Estabelecimentos devem seguir protocolos de segurança

Os estabelecimentos deverão cumprir todos os protocolos sanitários estabelecidos pelas Instruções Normativas 01/2020 e 02/2020 da Vigilância Sanitária do Município de Boa Vista que estão dispostos no decreto. Dentre as medidas a serem adotadas estão:

*As aulas presenciais somente para o público a partir de 10 (dez) anos de idade;

*Os alunos devem manter distância entre si de 1m² em todas as atividades presenciais;

* Indicar as carteiras que devem ou não ser usadas pelos estudantes;

* Identificar os assentos de outras áreas como secretarias, coordenações e espaços de vivência;

* Higienizar as dependências da instituição diariamente, principalmente as salas de aula a cada nova turma;

* Todos deverão usar máscaras e seguir as orientações sobre as medidas “não farmacológicas” de prevenção a infecção pelo SARs-CoV-2;

* Permitir acesso às instalações somente quem estiver fazendo uso de máscaras.

* Realizar a aferição da temperatura de todas as pessoas que comparecerem ao estabelecimento educacional, no momento da chegada;

* Para professores, a fala constante ocasiona umidade da máscara, portanto realizar a troca entre as aulas ou assim que percebê-la úmida;

* A instituição deverá realizar monitoramento de sintomas da covid-19 (febre, tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade de respirar) e havendo suspeita de infecção em algum cliente ou colaborador, a situação deverá ser notificada IMEDIATAMENTE à Secretaria Municipal de Saúde através do Departamento de Vigilância Epidemiológica – Telefone (95) 2121-10-44 ou pelo e-mail [email protected].

Retomada Gradual da Economia em Boa Vista

A Prefeitura de Boa Vista começou a retomada da economia no dia 20 de julho, com a liberação da primeira etapa do comércio: comércio varejista; atividades de serviços em geral; clínicas e consultórios médicos/odontológicos; shoppings, centros comerciais e galerias; bares, restaurantes e demais estabelecimentos de alimentação por meio de delivery e retirada do produto no local (drive-trhu), além de igrejas e demais templos religiosos.

Na segunda etapa implementada no início do mês de agosto foram incluídos: academias, personal trainers, bares, restaurantes e demais espaços públicos como praças e áreas de lazer. A partir do dia 24 agosto foi liberada a apresentação de artistas em bares e restaurantes da cidade e, agora, a liberação dos cursinhos livres privados.